Eletroencefalograma: atividade irritativa generalizada?

Dr., minha filha estava com dificuldades de aprendizado (ela tem 12 anos), então o neurologista solicitou o exame
eletroencefalograma digital, que foi realizado em vigília e sono espontâneo.

O resultado foi colocado assim: Eletrocefalograma realizado em vigília observa-se atividade predominante-mente na faixa de 10 Hz de frequência de média amplitude, assimétrica e assincrônica; Realizado em sono espontâneo observa-se ondas agudas do vertex com complexo K; Conclusão: Evidenciando ATIVIDADE IRRITATIVA CEREBRAL GENERALIZADA; correlacionar com quadro clínico.

E o médico indicou que ela fizesse o uso do medicamento carbamazepina 200mg todos os dias à noite.

Por favor, me explique o que se trata este laudo, qual problema minha filha tem, e se o tratamento é esse mesmo? Se tem cura? Por favor Dr., me ajude.

Atividade irritativa generalizada significa (de uma forma simples) que existe um aumento generalizado das atividade dos neurônios, um excesso anormal de atividade elétrica dos neurônios. Com relação a cura, talvez cura seja uma palavra complicada de se usar neste caso, talvez a melhor palavra seria tratamento, existe tratamento para controlar o nível de atividade dos neurônios. E esse tratamento pode sim estar correto, porque digo pode, porque só teremos certeza observando os resultados na sua filha.