Emendar cartela do anticoncepcional faz mal?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Emendar cartela do anticoncepcional não faz mal à saúde, nem aumenta o risco de gravidez. O uso contínuo da pílula anticoncepcional, emendando uma cartela à outra, é uma forma de não menstruar e aumentar o intervalo entre as menstruações.

Na verdade, o uso estendido do anticoncepcional pode estar indicado como forma de tratamento para mulheres com endometriose, tensão pré-menstrual (TPM) severa, ou outros sintomas relacionados ao sangramento menstrual. Ciclos menstruais mais longos beneficiam a mulher nesses casos.

Após emendar 3 ou mais cartelas da pílula, pode começar a ocorrer um pequeno sangramento diário. Se isso acontecer, é recomendável:

  • Interromper o uso do anticoncepcional;
  • Fazer uma pausa de uma semana;
  • Voltar a tomar o medicamento.

Porém, se a mulher não se beneficiar com ciclos mais longos ou não estiver incomodada com o seu ciclo normal, pode ser melhor não emendar muitas cartelasde anticoncepcional para evitar que os hormônios interfiram muito no seu corpo.

Leia também: O que pode acontecer se eu emendar a cartela do anticoncepcional?

Fale com o seu médico de família ou ginecologista e peça orientações caso pretenda emendar as cartelas do anticoncepcional.