Perguntar
Fechar

Esqueci de tomar a pílula. Posso engravidar? O que eu faço?

Esquecimentos inferiores a 12 horas podem influenciar na eficácia da pílula anticoncepcional de forma muito pequena, praticamente não alterando sua eficiência contra a gravidez, desde que não sejam esquecimentos frequentes. Esquecimentos superiores a 12 horas podem influenciar de forma um pouco mais significativa a eficácia da pílula anticoncepcional.

Esqueci de tomar a pílula na hora certa. O que faço?

Se esqueceu de tomar a pílula a menos de 12 horas, tome a pílula na hora que se lembrar e siga a cartela normalmente com cuidado para não esquecer outra vez. Se o esquecimento ocorreu há mais de 12 horas, tome a pílula na hora que se lembrar, siga a cartela normalmente e fique os próximos 7 dias sem relação ou use outro método anticoncepcional durante esse período, como a camisinha.

Pílula anticoncepcional: o que fazer se esquecer de tomar 1, 2 e 3 dias

Esqueci de tomar a pílula 1 dia. Posso engravidar?

Sim. As chances são pequenas, mas pode acontecer. Porém, o risco de gravidez ocorre do dia que esqueceu em diante (14 dias de risco, se voltar a tomar o anticoncepcional normalmente). Se não tiver relação ou usar camisinha depois do esquecimento, dificilmente vai engravidar.

Esqueci de tomar a pílula 1 dia. O que faço?

Tome aquela que se esqueceu imediatamente e a pílula do dia no horário habitual. Também pode tomar as duas juntas. Depois, continue a cartela normalmente e fique os próximos 14 dias sem relação ou use camisinha durante esse período.

Esqueci de tomar a pílula por 2 dias ou mais. Posso engravidar?

Sim. Quanto maior o número de dias de esquecimento, maiores são as chances de gravidez. Porém, o risco de gravidez ocorre do dia que esqueceu em diante (14 dias de risco se voltar a tomar o anticoncepcional normalmente).

Se não tiver relação ou usar camisinha depois do esquecimento, dificilmente vai engravidar. Se teve relação desprotegida nesse período, recomenda-se tomar a pílula do dia seguinte o quanto antes. Lembrando que a contracepção de emergência só é eficaz para evitar a gravidez nas primeiras 72 horas após a relação.

Esqueci de tomar a pílula por 2 dias ou mais. O que faço?

Tome todas juntas na hora que se lembrar (aquelas pílulas que esqueceu) e tome a do dia na hora certa. Fique os próximos 14 dias sem relação ou use camisinha se não desejar engravidar.

Se ainda faltar 7 pílulas ou mais para acabar a cartela, continue tomando as restantes normalmente. No caso de ter menos de 7 pílulas na cartela, continue tomando normalmente até ao fim e comece uma nova cartela no dia seguinte que tomar a última pílula. Se isso acontecer, você pode não menstruar nesse ciclo.

Se esquecer de tomar 3 pílulas ou mais, é provável que ocorra sangramento. Nesses casos, deve começar uma nova cartela no 5º dia de sangramento e evitar relações ou usar preservativo nos próximos 14 dias. Se não houver sangramento, deve esperar que ocorra e usar camisinha durante 14 dias.

Dei a pausa e esqueci de voltar a tomar no dia certo. Atrasei um dia. Posso engravidar? O que faço?

Comece a tomar com um dia de atraso e use preservativo nos 14 primeiros dias. Se tiver relação sem camisinha durante esse período, tem um pequeno risco de engravidar.

Existe risco de gravidez se atrasar a toma da pílula por algumas horas?

Não. Tome a pílula assim que se lembrar e continue a cartela normalmente.

Existe risco de gravidez se tomar a pílula em horários diferentes?

Não, desde que a diferença de horário seja de poucas horas.

Para maiores esclarecimentos sobre o uso da pílula anticoncepcional, consulte um médico de família, clínico geral ou ginecologista.