A saída de líquido do seio é uma situação comum em mulheres na idade fértil e na maioria das vezes é algo benigno e pode não corresponder a nenhuma doença específica.
As causas possíveis podem ser:
Fisiológica (normal, não patológica)
Pode ocorrer em mulheres após a manipulação da mama. Na secreção fisiológica, o líquido é claro, pode ter aspecto de leite, sai em pequena quantidade e, geralmente, atinge as duas mamas.
Aumento do hormônio prolactina
Este hormônio pode desencadear a saída de líquido ou mesmo de leite da mama. A prolactina pode aumentar em diferentes situações como:
- Tumor na hipófise (prolactinoma);
- Uso de medicações: antipsicóticos (ex: Clorpromazina, Haloperidol, Risperidona), antidepressivos (Clomipramina), anti-hipertensivos (Metildopa, Verapamil, Reserpina), opioides (Morfina, Codeína) e outros usados para evitar enjoo (Metoclopramida);
- Outras condições como: hipotireoidismo, insuficiência renal, cirrose hepática, Síndrome do ovário policístico;
- Estresse, trauma ou cirurgias.
Câncer
Tumores da mama podem causar saída de líquido pelo mamilo. Geralmente, saída de líquido ocorre em uma única mama e é de cor transparente ou sanguinolenta.
De qualquer forma, ao notar que está saindo água do seio é muito importante uma avaliação do ginecologista, médico de família ou clinico geral, para detectar a possível causa e descartar situações malignas.
Também pode ser do seu interesse:
Está saindo um líquido esbranquiçado do meu seio...
Dor no bico dos seios, o que pode ser?
Dor nos seios pode estar relacionado com a menopausa?
Referência bibliográfica
Hiperprolactinemia. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. MS. 2015