Estou com catapora e as bolhas estão secas, já estou livre da doença?

Estou com catapora há 12 dias e as bolhas estão secas, só a casca. Isso quer dizer que estou livre da catapora?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Está quase, já está próximo do fim da catapora, após a formação de crostas a tendencia é o processo encaminhar-se para a cicatrização das lesões de pele e resolução da doença.

Na presença das crostas o risco de transmissão da catapora já é menor, pois a transmissão se dá principalmente através do contato com as pequenas bolhas com liquido, formadas no momento anterior a formação das casquinhas.

Na maioria dos casos a catapora demora até duas semanas para remitir totalmente. Em algumas pessoas com imunossupressão a doença pode durar mais tempo.

A catapora, também chamada de Varicela, é uma doença infecciosa, extremamente transmissível, causada pelo vírus Varicela Zoster, é mais comum em crianças, mas pode acometer pessoas de qualquer idade que ainda não tiveram a doença.

A sua principal característica é a presença de lesões de pele que se iniciam como pequenas manchas vermelhas um pouco elevadas, que formam pequenas bolhas com líquido dentro (vesículas). Essas bolhas se rompem e forma-se então crostas, por fim ocorre a remissão das crostas e raramente ficam cicatrizes dessas lesões. É comum também o aparecimento de sintomas como febre e prostração.

Após o término da catapora a pessoa acometida adquire imunidade permanente a essa doença, embora o vírus causador continue latente no organismo, podendo ser reativado posteriormente em situações de queda da imunidade.

Quando o vírus é reativado posteriormente, leva ao aparecimento do Herpes-Zoster, outro tipo de doença, popularmente conhecido como cobreiro, que pode provocar lesões de pele com vesículas e crostas no trajeto de algum nervo e dor intensa no local.

Para mais orientações consulte o seu médico de família, clínico geral ou pediatra.

Leia mais sobre a catapora em:

Quais são os sintomas da catapora?

As manchas de catapora podem ser permanentes?