Perguntar
Fechar

Estou com um caroço vermelho gigante na axila, doi bastante?

Estou com um caroço vermelho gigante na axila, dói bastante, não parece com espinha, faz com que ao levantar o braço a dor seja incomparável. O que pode ser?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Caroço na axila pode ser um processo infeccioso, como abscesso, cisto sebáceo infectado, foliculite, com resposta inflamatória intensa, ou uma íngua (aumento de um gânglio linfático).

As condições infecciosas e inflamatórias costumam causar sinais e sintomas típicos como:

  • Vermelhidão local
  • Calor local
  • Dor intensa

Pode ainda apresentar saída de secreção purulenta, mas não é obrigatório. No início do processo infeccioso, é comum não haver o "olho" ou ponto de pus visível. A secreção purulenta no interior do nódulo ainda está em formação, por isso mais endurecida, o que dificulta sua eliminação pelo organismo.

Entretanto, outras causas devem ser afastadas, como por exemplo um tumor. Por isso, recomendamos que procure um médico clinico geral ou médico da família para uma avaliação e início de tratamento, evitando piora do quadro e/ou complicações.

Abscesso axilar

O abscesso é um processo infeccioso, localizado embaixo da pele, que nessa região geralmente se inicia com um "pelo encravado" e evolui para a formação de secreção purulenta organizada e encapsulada, chamada abscesso. Os sintomas são de um caroço palpável, extremamente doloroso, que piora com o movimento, vermelhidão, calor local, inchaço e aumento dos gânglios linfáticos próximos à ferida (íngua).

O tratamento consiste em antibioticoterapia, e por vezes, é preciso a drenagem local para permitir a penetração do medicamento e tratamento definitivo.

Medidas gerais como compressa morna (calor local), fazer uso de analgésicos, anti-inflamatórios e manter o local bem ventilado, limpo e seco, ajudam no alívio dos sintomas e fluidificação da coleção de pus, acelerando o processo de melhora.

Leia também: Um abscesso é contagioso?

Cisto sebáceo infectado / Foliculite

O cisto sebáceo é uma espécie de bolsa cheia de sebo, produzido na glândula sebácea, que por algum motivo foi obstruída. É mais comum ser encontrado no rosto, pescoço e tronco, porém pode ocorrer em qualquer região aonde exista glândulas sebáceas.

Esse acúmulo de líquido pode levar a proliferação de germes, e com isso desenvolver uma infecção. Causando dor, vermelhidão e secreção purulenta encapsulada, assim como no processo de abscesso.

A foliculite consiste em um folículo piloso obstruído, por um processo traumático, inflamatório ou infeccioso. Com as mesmas características clínicas.

O tratamento costuma ser medidas gerais, com colocação de compressa morna, higiene local, analgésicos e anti-inflamatórios, até a remoção cirúrgica e antibioticoterapia quando houver evidência de infecção e coleção purulenta.

Íngua

A íngua, como popularmente conhecida, é um processo de aumento dos gânglios linfáticos, próximos a uma região inflamada, para o aumento de produção de células de defesa (anticorpos), tentando resolver o processo inflamatório, e ou infeccioso.

O tratamento da íngua varia conforme sua gravidade, mas em geral, se resolve espontaneamente, quando a causa for tratada.

Contudo, pessoas que apresentam diversos episódios de inflamação e infecção durante a vida, podem observar gânglios permanentemente aumentados. Esse processo recebe o nome de gânglio infartado, que é um achado normal, não representa uma doença.

De qualquer forma, todo gânglio constantemente aumentado, ou com sinais de dor, inflamação e infecção, como acima descrito, deve ser avaliado por um médico clínico geral, ou médico de família, para tratamento e orientações adequadas.

Pode lhe interessar também: Íngua na axila: o que pode ser?