Perguntar
Fechar

Estou desesperada com a possibilidade de estar grávida...

Minha menstruação durou do dia 27/12/2011 até o dia 31/12. Tive relação sexual 2 vezes no dia 01/01/2012 sem camisinha, no entanto, ele não ejaculou dentro em nenhuma das duas vezes.
No dia 06/01/2012 fizemos 1 vez sem camisinha, mas foi muito rápido, cerca de 3 min, o qual ele nem chegou a ejacular. Dia 19/01/2012 fiz uma ultrassonografia transvaginal e o resultado deu que meu ovário direito está com corpo lúteo de 2 cm de diâmetro. Dia 20/01/2012, ou seja, 14 dias depois da última relação sem preservativo, fiz o exame de sangue HCG, e o resultado deu negativo.
Tenho o ciclo regular e estou esperando minha menstruação vir. No entanto, estou desesperada com a possibilidade de estar grávida. Há chances?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Parece que não está grávida.

Sempre existe a chance de engravidar quando se tem relação sem proteção, porém os dados que descreve falam contra uma gravidez. Começando pelo período em que houve as relações, segundo as datas, as relações não alcançam o período fértil, o que reduz muito as chances de engravidar.

Leia também: Como calcular o Período Fértil?

A relação mais distante da menstruação, no dia 6 de janeiro, refere não ter acontecido a ejaculação, o que teoricamente impediria por completo ocorrer uma gravidez. No entanto, não podemos afirmar com certeza, porque em muitos casos, durante a relação, pode haver presença de espermatozoides no líquido seminal liberado pelo homem, antes mesmo da ejaculação. Ou ainda, o homem pode não perceber com tanta confiabilidade o início da ejaculação. Sendo essas, situações que aumentam o risco de gravidez.

Por fim, o fato de após 14 dias da relação o exame de Beta HCG ter se mostrado negativo, praticamente exclui as chances de estar grávida, embora em raros casos o exame pode ser o que chamamos de "falso-negativo".

Saiba mais sobre o assunto no link: Exame Beta-hCG pode dar falso negativo?

Portanto, sugerimos que caso aguarde a menstruação mais alguns dias.

Entretanto, se a menstruação continuar atrasado, ou sentir mais alguns sintomas sugestivos de gravidez, procure seu médico ginecologista assistente imediatamente, para uma avaliação mais pormenorizada e solicitação de um exame de imagem (ultrassonografia), para definir a presença ou ausência da gravidez.

Pode lhe interessar também: Com quantos dias aparecem os primeiros sintomas de gravidez?