Parecem apenas sintomas do anticoncepcional, mas espere, caso sua menstruação não descer procure um médico e faça o exame de gravidez.
O efeito contraceptivo do anticoncepcional começa após 7 dias da tomada do primeiro comprimido da cartela, caso a mulher tenha tomado todos os dias regularmente, independentemente do dia do ciclo menstrual em que começou a tomar a pílula. Por isso, é importante nessa primeira semana fazer uso do preservativo.
Se a mulher começar a tomar o anticoncepcional no primeiro ou segundo dia da menstruação o efeito da pílula começa logo a seguir.
É muito comum confundir alguns sintomas do próprio uso do anticoncepcional, como sensação de inchaço e náuseas, com possíveis sintomas do inicio de uma gravidez, ou mesmo do período pré-menstrual.
Se a mulher fez o uso correto da pílula, ou seja, tomou diariamente, sem esquecimentos e de preferência no mesmo horário, não há com o que se preocupar, pois o risco de gravidez é baixo.
Em algumas situações quando o uso foi irregular ou a mulher apresenta atraso menstrual considerável, ou seja, acima de 15 dias, é válida a realização de um teste de gravidez para confirmação dessa suspeita.
Quais são os principais efeitos adversos dos anticoncepcionais hormonais?
Quando se inicia o uso de um anticoncepcional hormonal seja ele injetável ou oral é possível que ocorram alguns efeitos adversos, os principais são:
- Irregularidade menstrual;
- Náuseas e enjoos;
- Sensação de inchaço;
- Sensibilidade ou dor mamária;
- Alterações no humor;
- Diminuição da libido.
É importante destacar que a maioria desses sintomas são transitórios e tendem a diminuir com o decorrer do uso do anticoncepcional. Caso se tornem muito frequentes é importante consultar o médico para avaliar a necessidade de realizar a troca de método contraceptivo.
Consulte sempre o seu médico de família ou ginecologista para maiores esclarecimentos.