Estou grávida e não sei quem é o pai... e agora?

Doutor, tenho um ciclo regular de 26 dias, minha ultima menstruação foi dia 29/01/2012. Estou grávida e não sei quem e o pai, tive relação com uma pessoa no dia 7/02 e minhas outras relações foram com meu marido todas com o coito interrompido ,exceto dia 20/02 e agora? Posso ter engravidado com o coito interrompido ou engravidei dia 7/02?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A probabilidade é maior para que seu filho seja do seu marido, porém somente o exame de DNA pode confirmar. O coito interrompido é um método de contracepção com alto índice de falha, cerca de 20%, por isso, geralmente costuma não ser recomendado, por isso pode mesmo haver dúvida em relação a paternidade da criança.

O exame de paternidade através de teste de DNA pode ser realizado durante a gravidez, antes do nascimento da criança, e possibilita saber com segurança qual o pai da criança.

Como é o teste de paternidade pré-natal?

Atualmente o teste de paternidade através do DNA, pode ser realizado algumas semanas após o início da gestação. O teste é feito através da recolha de sangue da mãe, a partir da 8º semana semana de gestação.

No exame é detectado material genético da criança que é comparado com o material genético do provável pai, que pode ser proveniente de saliva, sangue ou cabelo.

Algumas técnicas mais invasivas também podem ser realizadas para coleta de material genético da criança como através da amniocentese (coleta de líquido aminótico), cordocentese (coleta de sangue do cordão umbilical) ou de biópsia das vilosidades coriônicas.

Como é o teste de paternidade pós-natal?

O teste após o nascimento da criança pode ser realizado através também da coleta de saliva, sangue ou bulbo capilar da criança e do possível pai, assim é possível fazer a comparação genética que permite identificar a paternidade.

Geralmente o exame fica pronto entre 2 a 3 semanas, e apresenta confiabilidade maior que 99%.

Para mais informações converse com o seu médico de família.