Perguntar
Fechar

Estou tentando engravidar e o teste de farmácia deu...

Estou tentando engravidar, parei de tomar AC em Set/11. Minha última menstruação veio dia 12.01.12. Dia 19.02.12 fiz um teste de farmácia deu POSITIVO. Dia 22.02.12 fiz o Beta deu NEGATIVO. o que faço agora?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Procure um médico para uma avaliação e melhor orientação sobre o resultado do teste de gravidez, geralmente o exame de Beta HCG no sangue é mais seguro e fidedigno para o diagnóstico de gestação, no entanto, diferentes situações podem levar a esse tipo de discrepância entre um exame e outro.

O exame de beta HCG no sangue apena detecta uma gravidez após 1 semana da concepção, portanto, o resultado pode vir negativo se for realizado antes desse período, enquanto que alguns teste de farmácia podem apresentar um resultado falso positivo, levando a esse tipo de diferença de resultados.

É possível ainda ocorrer erro de interpretação do resultado do teste, como, por exemplo, quando se observa uma segunda linha no resultado do teste após um longo tempo de realização do exame.

O que pode causar falso positivo no teste de gravidez de farmácia?

Embora seja algo raro o resultado falso positivo do teste de gravidez de farmácia pode acontecer em algumas situações como:

  • Uso de medicamentos contendo hormônios semelhantes ao HCG;
  • Aborto ou parto recente;
  • Teste feito de forma incorreta;
  • Conferir o resultado novamente após muito tempo da realização do teste;
  • Presença de sangue ou proteínas na urina;
  • Doenças como lúpus ou mola hidatiforme.

O que pode causar falso negativo no resultado do beta HCG?

A principal causa do resultado do exame beta HCG apresentar um resultado negativo embora a mulher esteja gravida é a realização do teste muito precocemente, isto porque o beta HCG é um hormônio que vai aumentando gradativamente após a fecundação, geralmente somente após 1 semana da implantação do óvulo fecundado é que esse exame mostra-se positivo.

Por isso, geralmente se recomenda que esse teste seja feito após uma semana do atraso menstrual, para que se tenha maior certeza sobre o seu resultado.

Caso persista a dúvida sobre a gravidez consulte um médico ginecologista ou médico de família para melhor orientação e esclarecimentos.