Perguntar
Fechar

Existe alguma forma de escolher o sexo do bebê antes da gravidez?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Não existe uma forma assegurada de escolher o sexo do bebê antes da gravidez.

O sexo do bebê é determinado pela junção dos genes do óvulo da mãe com os genes do espermatozoide do pai. Assim, um espermatozoide que carrega o gene X irá determinar um bebê do sexo feminino, enquanto que um espermatozoide portando o gene Y irá determinar um bebê do sexo masculino. Algumas variações são possíveis a depender de outras combinações genéticas, vindo a determinar algumas síndromes sexuais.

Há alguns estudos que comparam o espermatozoide masculino (Y) e o espermatozoide feminino (X). O espermatozoide feminino (X) é mais lento e mais resistente, conseguindo ficar mais tempo na região das trompas.

Com isso, em teoria, tendo relações sexuais dias antes ou dias depois da ovulação, há mais chances de ter uma menina, uma vez que o espermatozoide feminino resistiria por mais tempo até à chegada do óvulo. Se a relação sexual for no dia da ovulação, o espermatozoide masculino chegaria ao óvulo mais rapidamente, aumentando a chance de ser um menino.

Contudo, essa prática apenas aumenta a chance de escolher o sexo do bebê e está longe de ser 100% eficaz, sobretudo porque é difícil de saber exatamente o momento em que a ovulação acontece e o momento de encontro entre o espermatozoide e o óvulo.