Sim. A postectomia pode ser realizada para correção da fimose ou para a retirada do excesso de pele.
Postectomia
A postectomia é um procedimento cirúrgico bastante antigo, realizado por cirurgião pediátrico ou urologistas. O procedimento consiste na retirada de excesso de prepúcio.
O excesso de pele pode causar a dificuldade de expor a glande, conhecida por fimose, ou causar desconforto estético, dificuldade na higiene pessoal, com maior frequência de infecções fúngicas e está também relacionado a maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
As indicações da cirurgia devem ser avaliadas por um médico especialista.
E os benefícios descritos da cirurgia incluem: prevenção de infecção urinária e suas complicações, redução de risco de câncer de pênis, acredita-se que devido a menor frequência de infecções e também reduz o risco de DSTs.
As complicações relacionadas a cirurgia são raras, porém são descritas. As mais comuns são sangramento e estenose da glande pós operatória.
Prepúcio
O prepúcio é uma camada de dobra de pele e mucosa, que recobre a glande (cabeça do pênis), promovendo proteção e lubrificação ao órgão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o prepúcio tem como principais funções, a de "manter a glande úmida, protegendo o pênis em desenvolvimento no útero e aumentar o prazer sexual, devido à presença de receptores nervosos."
O médico urologista e cirurgião pediátricos (para crianças), são os responsáveis por indicar e realizar o procedimento. Para mais informações agende uma consulta.
Pode lhe interessar também: Quando deve ser feita a postectomia?