Perguntar
Fechar

Existe remédio para menstruação descer?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. Existe tratamento para menstruação descer, mas depende da causa desse atraso. As causas mais comuns são a gravidez, uso de anticoncepcional ou problemas hormonais e as orientações ou tratamentos são diferentes para cada uma dessas situações.

Durante a gravidez é esperado que não haja sangramento, se houver será um sinal de risco. No caso de irregularidade pelo uso de anticoncepcionais, o tratamento é apenas interromper o remédio. Problemas hormonais podem exigir reposição do hormônio, como no caso do hipotiroidismo.

Sendo assim, no atraso menstrual, o mais indicado é procurar um ginecologista, para descartar a gravidez e avaliar a causa desse problema. Vale lembrar que a falta de menstruação, chamada amenorreia, é considerada normal nas seguintes situações:

  • Antes da puberdade, em geral antes de 14 anos de idade;
  • Durante a gravidez;
  • Durante a amamentação e
  • Quando atinge a menopausa.

O que pode ajudar a menstruação descer?

1. Anticoncepcionais

O uso de anticoncepcionais é amplamente utilizado nos casos de amenorreia, no início do ciclo menstrual da mulher, ou nos casos de sindrome do ovário policístico, por exemplo.

2. Acetato de medroxiprogesterona

Esse hormônio está indicado nos casos de falta de menstruação em mulheres que antes menstruavam regularmente. Sempre após excluir outras causas, como gravidez, presença de tumores ou distúrbios hormonais.

3. Chás

Alguns chás são indicados para ajudar a menstruação a descer, como chá de canela, chá de arruda, chá de alecrim ou o chá de boldo. Isso porque são substâncias que estimulam o aumento do tônus da musculatura do útero e aumento o fluxo de sangue, com isso, parece acelerar a descamação do útero (menstruação.)

Porém são indicações sem qualquer comprovação científica. Além disso, são substâncias totalmente contraindicadas na suspeita de gravidez e para pessoas com problemas de coagulação.

4. Hormônios da tireoide

Mulheres com distúrbios de tireoide precisam ser acompanhadas com endocrinologista e colher exames de sangue para confirmar a causa e determinar qual hormônio deve ser reposto para promover a menstruação regular.

5. Cirurgia

Casos de alterações anatômicas como hímen imperfurado, septo vaginal, entre outros, tem indicação de tratamento cirúrgico para a sua correção. Não existe remédio nesses casos que resolvam, por ser um problema físico, de impedir a passagem do sangue.

Outras situações como causas externas, psicológicas ou medicamentosas recebem tratamento referente a cada caso.

No caso de falta de menstruação por mais de três ciclos consecutivos ou que dure mais de 6 meses, recomendamos investigação médica com ginecologista, para diagnóstico e tratamento adequados.

Entenda melhor sobre a falta da menstruação no artigo: O que é amenorreia e quais as suas causas?

Referência:

  • FEBRASGO - Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.
  • American Family Physician. DAVID A. et al.; Amenorrhea: An Approach to Diagnosis and Management. Volume 87, Number 11 - June 1, 2013.