Perguntar
Fechar

Existe remédio para menstruação descer?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Existe sim tratamento para regular a menstruação, porém depende da causa (do motivo). Vale lembrar que a falta de menstruação, chamada amenorreia, é considerada normal nas seguintes situações:

  • Antes da puberdade, em geral antes de 14 anos de idade;
  • Durante a gravidez;
  • Durante a lactação e
  • Quando atinge a menopausa.

Nessas situações não é preciso e nem indicado tomar qualquer remédio para menstruar. Outras causas possuem tratamentos específicos, que deve ser avaliadas caso a caso.

Muito importante deixar claro que, a mulher não deve tomar nenhuma medicação para a menstruação descer antes de confirmar que não está grávida! Evitando assim risco de aborto e de vida para a própria mulher.

Descubra: Quanto tempo a menstrução pode ficar sem descer?

O que pode ajudar a menstruação descer?

Anticoncepcionais

O uso de anticoncepcionais é amplamente utilizado nesses casos, pois ajuda a regular o ciclo menstrual da mulher, alguns em doses mais altas, outros por tempo pré-determinado.

Acetato de medroxiprogesterona

Esse hormônio está indicado nos casos de falta de menstruação em mulheres que antes menstruavam regularmente. Sempre após excluir outras causas, como gravidez, presença de tumores ou distúrbios hormonais.

Chás

Alguns chás são indicados para ajudar a menstruação a descer, como chá de canela, arruda, alecrim e chá de boldo. Agem aumentando o fluxo de sangue, aumentam ainda o tônus da musculatura do útero, entre outros mecanismos, acelerando a descida da menstruação. Por isso estão totalmente contraindicados na gravidez.

Hormônios da tireoide

Mulheres com distúrbios de tireoide precisam ser acompanhadas com endocrinologista e colher exames de sangue para confirmar a causa e determinar qual hormônio deve ser reposto para promover a menstruação regular.

Cirurgia

Casos de alterações anatômicas como hímen imperfurado, septo vaginal, agenesia, tem indicação de tratamento cirúrgico para sua correção. Não existe remédio nesses casos que resolvam, por ser um problema físico, de impedir a passagem do sangue.

Outras situações como causas externas, psicológicas ou medicamentosas recebem tratamento referente a cada caso.

No caso de falta de menstruação por mais de três ciclos consecutivos ou que dure mais de 6 meses, recomendamos investigação médica com ginecologista, para diagnóstico e tratamento adequados.

Pode lhe interessar também: O que é amenorreia e quais as suas causas?