Perguntar
Fechar

Existe transplante de útero?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, transplante de útero existe. As primeiras operações bem-sucedidas aconteceram na Suécia, em 2014. No Brasil, o primeiro transplante de útero foi realizado pelo Hospital das Clínicas em São Paulo em 2016. Este também foi o primeiro transplante do gênero na América Latina.

Os primeiros transplantes foram realizados através da doação de doadoras vivas de útero, atualmente já se estão sendo realizados transplantes de úteros de doadora morta.

Antes de tentar a gestação, é verificada como o sistema imunológico da mulher reage a esse novo órgão. Isto porque, é comum o organismo estranhar o novo útero e gerar uma resposta de rejeição, na qual o sistema imune ataca o órgão como se fosse um corpo estranho.

A mulher precisa continuar em observação durante um período após a cirurgia, com acompanhamento médico e uso de medicamentos imunossupressores para prevenir a rejeição. Em algumas situações pode ser necessário remover o órgão transplantado

Mesmo que o útero seja proveniente de alguma parente próxima, não é garantido que o transplante seja bem sucedido e pode ocorrer rejeição.

A cirurgia de transplante uterino é bastante delicada porque as trompas, responsáveis pelo transporte do óvulo até o útero, não estão ligadas ao órgão.

A gravidez ocorre por fertilização in vitro, procedimento em que o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide fora do corpo da mulher e depois o embrião é inserido no útero.

Saiba mais em: O que é fertilização in vitro e como funciona?