Existem doenças com sintomas parecidos com gravidez?

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma, que podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

O câncer de ovário normalmente não causa sintomas específicos no início. Porém, conforme o tumor cresce, pode causar desconforto ou dor abdominal, náusea, indigestão, barriga inchada, prisão de ventre ou diarreia, vontade frequente de urinar e inchaço.

Em geral, os tumores malignos de ovário só manifestam sintomas em estágios mais avançados da doença.

Publicidade

Já o mioma normalmente não manifesta sintomas e também não provoca atraso menstrual. Contudo, quando presentes, o crescimento do mioma pode causar sintomas que podem ser confundidos com uma gravidez, tais como:

  • Crescimento da barriga: Decorrente do aumento de tamanho do próprio mioma;
  • Aumento da frequência urinária: O crescimento do mioma comprime a bexiga, diminuindo a sua capacidade de armazenar urina, assim como acontece na grávida;
  • Prisão de ventre: A compressão do útero sobre o intestino dificulta a passagem das fezes.

Leia também: Mioma atrasa a menstruação?

O principal e mais importante sintoma de gravidez é o atraso menstrual. Se a sua menstruação estiver atrasada há mais de uma semana, faça um teste de gravidez e consulte um médico clínico geral ou médico de família se continuar com os sintomas.

Também podem lhe interessar:

Quantos dias de atraso são considerados como atraso menstrual?

Com quantos dias aparecem os primeiros sintomas de gravidez?