Perguntar
Fechar

Estou com febre, dores no pé da barriga e no estômago, além de fezes amareladas e com sangue... O que devo fazer?

Olá, tenho um piercing no umbigo há 10 anos e hoje percebi que ele está vermelho e dolorido, como se estivesse inflamado. Nos últimos dois dias tive febre e dores no pé da barriga e no estômago, uma prisão de ventre que durou 2 semanas, acabando hoje com fezes amareladas com bastante sangue vivo. Tomei Dipirona que abaixou a febre mas não aliviou os demais sintomas. O que devo fazer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Você deve procurar um serviço de emergência, para melhor avaliação visto que mantém febre há alguns dias e apresentou episódio de sangramento vivo nas fezes.

Existem muitas causas para a situação que descreve, entretanto, algumas mais comuns e de fácil tratamento, como uma gastroenterite ou uma virose, e outras que te expõe a risco de morte, como a apendicite supurada.

Portanto, precisa ser avaliado/a por um médico, que diante de mais detalhes referentes aos sintomas que descreve, e através de exame físico detalhado, poderá avaliar as principais suspeitas, e em uma emergência, orientar se deve agendar uma consulta ambulatorial ou dar seguimento com urgência, nos exames e avaliações subsequentes imediatamente.

Podemos citar algumas das doenças mais comuns para os sintomas que refere, embora existam muitas outras causas:

  • Apendicite: A dor geralmente se inicia de forma difusa ao redor do umbigo e aumenta, passando para o pé da barriga, mais ao lado direito. Causa dores abdominais, febre e vômitos e precisa ser tratada com urgência;
  • Gastroenterite: Neste caso, a febre e as dores no pé da barriga vêm acompanhadas também de vômitos e diarreia, que podem ser acompanhadas de sangue e muco. O tratamento varia de acordo com os resultados dos exames;
  • Diverticulite: Na maior parte dos casos, provoca febre e uma dor no pé da barriga, mais localizada no lado esquerdo, em pessoas com mais de 60 anos. O tratamento também varia, desde medicamentos orais até cirurgia de emergência, dependendo dos resultado dos exames;
  • Pedras na vesícula biliar: A dor abdominal ocorre devido à obstrução da vesícula por uma ou mais pedra. Se a obstrução for prolongada, a vesícula pode inflamar, causando, além da dor, calafrios, febre e vômitos.O tratamento é cirúrgico, embora nem sempre de urgência;
  • Doença Inflamatória pélvica (DIP): No caso das mulheres, precisamos descartar DIP, doença infecciosa que acomete o trato genital superior, o útero, trompas e ou ovários. Apresenta dor no pé da barriga, corrimento, sangramento vaginal, pode ter febre e náuseas associados, e o tratamento é realizado com antibióticos orais.

No seu caso específico, as fezes amareladas com presença de sangue podem ter ocorrido pelo tempo que esteve constipada, o que leva ao ressecamento das fezes, e quando expelidas lesam a parede do reto, por ser uma área muita vascularizada, causando o sangramento vermelho vivo.

Por fim, não podemos descartar uma infecção no local do piercing, mesmo tendo colocado há muito tempo, pode ter ocorrido algum trauma ou reação no local que levou a um processo infeccioso.

Para mais esclarecimentos e tratamento adequado, procure um serviço de emergência e siga as orientações do médico que lhe atender.

Pode lhe interessar também:

O que é apendicite supurada e quais os riscos?

O que é DIP e quais os sintomas?

Quais os sintomas de infecção intestinal?

Quais os sintomas de sangue nas fezes?