Febre interna existe? Quais são os sintomas?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Febre interna não existe. Isso significa que não há especificamente uma febre “interna”, que ocorra apenas por dentro do corpo, sem aumentar a temperatura da pele. Toda febre, na realidade, é interna, mas deixa o corpo quente por dentro e por fora. O aumento da temperatura começa no interior do corpo e chega inevitavelmente à pele, sendo detectada pelo termômetro. Por isso, não há como “medir febre interna”. Se o termômetro não indicar aumento da temperatura, a pessoa não está com febre.

Também não existe febre interna na boca. Muitas vezes, o aparecimento de feridas na boca é erroneamente associado à ocorrência de febre “interna”. Existem várias doenças e condições que podem provocar o aparecimento de lesões na boca. Algumas delas também podem causar febre mas, nesses casos, a febre é detectada ao medir a temperatura do corpo com o termômetro.

Febre interna em bebê também não existe. Se ao medir a temperatura da criança o termômetro não acusar aumento de temperatura, ela não está com febre.

A temperatura normal do corpo varia entre 36ºC e 36,7ºC. Se o termômetro indicar temperaturas entre 37,3ºC e 37,8ºC, é considerado febrícula (febre baixa). Quando a temperatura ultrapassa os 37,8ºC, a pessoa está com febre.

Portanto, se a temperatura corporal não atingir esses valores, é porque não existe febre, seja em adultos, crianças ou bebês. Nesse caso, os sintomas são decorrentes de outra doença ou condição.

Durante o 1º trimestre de gravidez, a temperatura do corpo da mulher sofre um ligeiro aumento. Após a ovulação e durante o ciclo menstrual, a temperatura corporal também podem sofrer variações de até 1ºC. Nas duas situações, essas alterações são consideradas normais e não são sinal de febre.

O que é febre interna?

A febre interna é descrita como uma sensação de corpo febril, mas que não é possível medir com o termômetro. É uma sensação de febre com a temperatura normal. A pessoa sente sintomas de febre, como mal-estar, indisposição, dores musculares e articulares, mas tem o corpo “frio” ou tem a cabeça quente e o corpo “frio”. Há quem refira um calor interno, o que dá a sensação de febre.

Quais são os sintomas de febre interna?

Os sintomas de “febre interna” costumam ser os mesmos da febre, porém, sem o corpo quente. Pessoas que dizem estar com febre interna referem sintomas como calafrios, tremores, sensação de calor intenso, transpiração, dores musculares e articulares, dor de cabeça, mal-estar geral, fraqueza, indisposição, falta de apetite, entre outros. Contudo, se o termômetro indicar uma temperatura com valor abaixo de 37,3ºC, não existe febre.

Na presença desses sinais e sintomas, consulte um médico clínico geral ou um médico de família para que a causa dos sintomas seja devidamente diagnosticada e tratada.