Perguntar
Fechar

Ferritina baixa: o que significa e o que fazer para aumentar

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A ferritina é uma molécula de proteína que armazena ferro. Portanto, quando a ferritina está baixa indica que as reservas de ferro também estão baixas, sendo um possível indício de anemia atual ou futura.

Se a ferritina baixa de fato corresponder a uma anemia por deficiência de ferro, o tratamento é feito com a administração de ferro de modo a repor os estoques de ferritina e ferro no organismo. O objetivo é alcançar uma ferritina maior que 50 ng/ml. O consumo de alimentos ricos em ferro também contribui para o aumento da ferritina.

Quais os sintomas da ferritina baixa?

A ferritina baixa ocasiona sintomas de anemia por deficiência de ferro, os principais sintomas são:

  • Fadiga;
  • Falta de ar aos esforços;
  • Perda de força e sensação de fraqueza;
  • Dor de estômago;
  • Queda de cabelo;
  • Ccomer terra ou chupar gelo (pica).

O que tomar para aumentar a ferritina?

O tratamento da anemia ferropriva é feito basicamente pelo uso de ferro, que pode ser administrada por via oral, através de comprimidos ou através da toma de ferro pela veia. Diferentes formas e composições de ferro podem ser usadas.

Os medicamentos que são tomados por via oral mais comuns são:

  • Sulfato ferroso (Vitafer®, Ferronir®): é a formulação de ferro mais conhecida e usualmente prescrita no tratamento da anemia por deficiência de ferro. Está disponível gratuitamente na rede pública.
  • Ferripolimaltose (Noripurum®, Endofer®, Ultrafer®):

O tratamento da anemia ferropriva também pode ser feito através do uso de ferro endovenoso. Esta via de administração está indicada quando existe intolerância ao uso do ferro por via oral, quando não se consegue uma boa resposta ao tratamento por via oral ou ainda quando se deseja a reposição rápida do ferro.

Nesse caso a opção de ferro comumente utilizada é o:

  • Sacarato de hidróxido férrico: é um formulação de ferro administrada por via venosa. Cada ampola de 5ml contém 100 mg de ferro.

É importante lembrar que o tratamento da anemia por deficiência de ferro deve sempre ser orientado por um médico, visto que é importante acompanhar a quantidade de ferro no organismo e também investigar a causa da anemia.

Doenças que provocam sangramento, como úlceras, divertículos, tumores ou aumento do sangramento menstrual podem ser a causa da anemia ferropriva e devem ser diagnosticadas e tratadas para evitar que a anemia persista.

O que comer para aumentar a ferritina?

O consumo de alimentos ricos em ferros também pode contribuir para a reposição do ferro no organismo e aumento da ferritina. Alguns alimentos que contém ferro e podem ser consumidos para aumentar a ferritina são:

Alimentos de origem animal:

  • Carne de vaca, aves ou porco
  • Peixes (sardinha, atum, salmão)
  • Fígado e vísceras
  • Mariscos

Alimentos de origem vegetal

  • Feijões e lentilhas
  • Vegetais de folha escura (espinafres, couves, brócolis)
  • Frutos secos, sementes

Existe também a recomendação de preparar alimentos em panelas de ferro, que quando utilizadas liberam pequenas quantidades de ferro na comida, aumentando assim a ingesta deste mineral.

Quanto tempo para aumentar a ferritina?

O tratamento da anemia ferropriva dura de 2 a 6 meses, geralmente esse é o tempo para repor os índices de ferro no sangue e também aumentar o estoque de ferritina, evitando assim uma recidiva da anemia.

Caso tenha notado que a sua ferritina está baixa procure um médico de família ou clínico geral para avaliar o seu caso e iniciar o tratamento o mais rapidamente possível.

Também pode ser do seu interesse:

Ferritina baixa é grave, quais os sintomas?

Referências bibliográficas

Treatment of iron deficiency anemia in adults. Uptodate. 2021

Cançado, Rodolfo D. e Chiattone, Carlos S.Anemia ferropênica no adulto: causas, diagnóstico e tratamento. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia [online]. 2010

Anemia por deficiência de ferro. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas. 2014