Perguntar
Fechar

Fiz ultrassom transvaginal e um ovário não foi encontrado?

Dra. fiz um ultrassom transvaginal após um aborto espontâneo e meu ovário esquerdo não foi encontrado (já fiz outros em anos anteriores e eles estavam lá perfeitinhos).
O que pode ter acontecido, isso é normal, eles podem aparecer novamente, confesso que não entendi nada!
(obs: tenho 35 anos)
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Fique tranquila seu ovário está lá, porém não foi visualizado nesse exame.

Em alguns exames de ultrassom transvaginal, é comum o ovário não ser encontrado. Isso pode ser devido à interposição de alças intestinais no momento da realização do ultrassom ou mesmo da posição da mulher durante o exame.

O ultrassom transvaginal é um exame utilizado para avaliar os órgãos internos da mulher (útero, ovários, etc), sendo importante para detectar doenças, acompanhar a gravidez, controlar a ovulação em mulheres que querem engravidar ou que estão fazendo tratamento de infertilidade.

Como ele é realizado a partir da captação das ondas sonoras emitidas pelo corpo humano, as imagens são formadas e visualizadas a partir do aparelho de ultrassom. Com isso, quando certos órgãos estão localizados no mesmo ponto, o ultrassom pode não captar com nitidez a presença de sobreposição. Isso pode justificar não ter encontrado o ovário nesse seu exame. Porém, o resultado não significa que o ovário não está presente, apenas significa que ele não foi visualizado naquele momento da realização do ultrassom.

O ultrassom transvaginal pode ser solicitado pelo/a médico/a obstetra, clínico/a geral ou médico/a de família. Todo exame realizado deve ser levado de volta para o/a profissional que solicitou para dar sequência à avaliação.

Converse com sua equipe de saúde sobre suas dúvidas durante a consulta de retorno. Assim, poderá sentir-se mais segura quanto às dúvidas na interpretação do resultado do exame.

Leia também:

Quero saber sobre resultado de exame transvaginal