Perguntar
Fechar

Fiz uma radiografia da coluna: vértebra de transição?

Fiz uma radiografia digital da coluna lombo-sacra em ap e perfil, o exame mostra presença de vértebra de transição lombo-sacra, isso significa alguma coisa?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

É uma variação anatômica da sua coluna, geralmente não é grave e não constitui nenhuma doença, não há ainda consenso sobre a relação entre a presença de vértebra de transição e a ocorrência de dores de coluna ou alterações degenerativas.

Para mais esclarecimentos sobre o resultado da sua radiografia, consulte o médico que a solicitou, pois só ele poderá avaliar o resultado mediante o seu contexto clínico individual.

Alguns investigadores acreditam que esse tipo de alteração lombar possa predispor a dores na coluna e outros problemas, no entanto, essa associação ainda não foi suficientemente comprovada em pesquisas científicas.

Por isso, é possível que pessoas que apresentam uma vértebra de transição lombo-sacra não venham a sofrer com dores ou outros problemas na coluna, ou caso apresentem dores lombares é possível que essa dor não esteja diretamente relacionada a presença da vértebra de transição.

Síndrome de Bertolotti

Quando há dor lombar na vigência de uma vértebra de transição esse quadro passa a ser chamado de Síndrome de Bertolotti. Geralmente, esse é um quadro semelhante a lombalgia inespecífica. O tratamento na maioria dos casos é conservador através de fisioterapia e medicamentos para controle da dor, raramente está indicada cirurgia para esses casos.

Formas da vértebra de transição

A vértebra de transição pode se apresentar de diferentes formas, pode tanto corresponder a uma fusão entre os processos vertebrais da última vértebra lombar e da primeira vértebra sacral, com apenas um dos lados das vértebras pode apresentando alterações, quanto os dois lados podem ser acometidos.

Prevalência da vértebra de transição

A prevalência da vértebra de transição varia entre 4,0% a 35,9%, e está presente mais nos homens do que nas mulheres.

Caso apresente dores lombares consulte um médico de família ou clínico geral para uma primeira avaliação.