Perguntar
Fechar

Fiz uma ultrassonografia transvaginal...

Fiz uma ultrassonografia transvaginal e gostaria de saber qual resultado que deu, tenho 17 anos, minha menstruação a última foi dia 07 de setembro e o resultado da ultrassom foi este:

Útero em anteversoflexão de volume normal e contornos regulares mede 70mm x 35mm x 44mm nos seus eixos longitudinal, volume: 4.1 cc (ni.de 25 a 90 cc na menacme) . Eco endometrial: linear e contínuo medindo 12 mm de espessura.

Anexo: ambos os ovários de dimensões e morfologia normais textura homogênea e contornos regulares. (ovário direito:30 x 18 x22 mm nos maiores eixos volume 5.3 cc. ovário esquerdo:28 x 17 x 22 mm nos maiores eixos volume: 4.7 cc.

Fundo de saco de Douglas: livre.
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Pelo que consta nas descrições apresentadas, o exame demonstra com características normais. Entretanto, é importante ressaltar que o exame deve ser interpretado pelo/a médico/a que solicitou e, então, é preciso levar o exame na consulta de retorno para que o/a profissional possa relacionar o resultado com os achados clínicos.

O que é imagem uterina em AVF?

O termo AVF significa anteversoflexão. Trata-se da apresentação mais comum do útero nas mulheres. Existem outras variações de posição, que são a medioversão (útero mediovertido) e a retroversão (útero retrovertido).

A ultrassonografia transvaginal serve para avaliar órgãos e estruturas pélvicas da mulher como útero, endométrio, ovários, trompas uterinas, etc. É um exame de imagem em que, através de um aparelho, o/a médico/a visualiza de imediato normalidades ou possíveis alterações nessa região.

Examinando com maior proximidade e nitidez, estruturas e órgãos pélvicos como o útero, os ovários, o colo do útero e as trompas, o exame pode ser indicado para avaliar a espessura do endométrio; sangramento uterino; presença de massa pélvica (mioma, câncer); anomalias no útero; localização do DIU; avaliação da gravidez e auxiliar as técnicas de reprodução assistida.

Um exame de imagem não é capaz de determinar um diagnóstico. É fundamental que o exame seja levado para o/a médico/a que solicitou o exame para uma avaliação completa e devidas orientações.

Leia também:

Como é feito o exame transvaginal?