Posso beber se estiver tomando fluconazol?

“Estou tomando fluconazol e quero saber se posso beber bebidas alcoólicas. Se não, quanto tempo após o tratamento posso beber?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Clínico Geral perto de você

Bebidas alcoólicas podem ser consumidas durante o tratamento com fluconazol, pois não existe nenhuma contraindicação descrita na bula. Entretanto, deve-se tomar cuidado com a quantidade de álcool ingerida. Beber uma quantidade de álcool que altere o estado de consciência, ou cause ressaca, pode aumentar o risco de problemas hepáticos ou aumentar o risco de toxicidade do fluconazol.

O fluconazol pode agravar doenças do fígado. Por isso, avise seu médico caso saiba que tem uma doença do fígado antes de iniciar o tratamento com fluconazol. As bebidas alcoólicas também oferecem riscos para o fígado. Por isso, evite beber durante o tratamento caso tenha algum problema hepático conhecido.

Se escolher evitar as bebidas alcoólicas durante o tratamento com o fluconazol, deverá dar um intervalo de 48 horas entre o uso do medicamento e a bebida. Esse é um prazo seguro para evitar interação entre eles.

67% dos leitores acham este conteúdo útil (15 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Fluconazol é antibiótico?

Entenda se o fluconazol é um antibiótico e perceba qual a sua classe terapêutica. Veja ainda qual médico consultar caso esteja fazendo tratamento com fluconazol e não esteja observando resultados.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Preciso ter receita médica para comprar Fluconazol?

Entenda se realmente precisa ter receita médica para comprar fluconazol e entenda porque este medicamento não deve ser usado sem orientação de um profissional de saúde.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

É possível ter febre mesmo tomando antibiótico?

A persistência da febre durante o tratamento com antibióticos pode indicar que o medicamento não está sendo eficaz em alguns casos. Entenda melhor se é possível ter febre mesmo tomando antibióticos, causas e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Como são os primeiros dias tomando bupropiona?

Nos primeiros dias usando bupropiona é muito comum haver dor de cabeça, insônia, boca seca, náuseas e vômitos. Outras reações que normalmente...

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso usar Miosan para dormir?

Entenda se o Miosan pode ser usado para ajudar a dormir, em que casos está indicado e qual o médico que deve consultar caso tenha dificuldade de pegar no sono.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso tomar fluconazol se estiver menstruada?

Entenda se pode continuar tomando fluconazol se estiver menstruada, quais os cuidados que deve ter e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Fluconazol é antibiótico?

Fluconazol é antibiótico?

O fluconazol não é um antibiótico, mas sim um antifúngico. ...

Imagem ilustrativa do artigo Fluconazol: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Fluconazol: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O fluconazol é um antifúngico usado para o tratamento de micose de pele, de unha ou candidíase vaginal ou no homem, estando disponível na forma de cápsulas ou injetável. Saiba como usar o fluconazol e quais os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir.

Imagem ilustrativa do artigo 4 remédios para parar de beber: quais são e como usar

4 remédios para parar de beber: quais são e como usar

Os remédios para parar de beber, como a naltrexona ou o dissulfiram, ajudam a diminuir a vontade de ingerir bebidas alcoólicas e diminuem os sintomas da crise de abstinência. Confira os principais remédios que podem ser indicados para parar de beber, como usar e contraindicações.

Imagem ilustrativa do artigo Quantos litros de água beber por dia? (com calculadora online)

Quantos litros de água beber por dia? (com calculadora online)

A quantidade de água que um adulto deve beber por dia é de cerca de 2 a 2,5 litros, no entanto essa quantidade varia conforme o peso, a idade, a estação do ano, o estado de saúde e a prática de exercícios físicos, por exemplo. Veja como calcular quanta água você precisa beber por dia .

Imagem ilustrativa do artigo Como tornar a água boa para beber (9 métodos caseiros)

Como tornar a água boa para beber (9 métodos caseiros)

Para tratar a água em casa e torná-la potável se pode usar vários métodos, como fervura, filtragem ou utilização de produtos para desinfecção química, como água sanitária, pastilhas ou iodo. Veja os métodos eficazes para tornar a água potável, como fazer em casa e o que fazer se beber água contaminada.

Imagem ilustrativa do artigo Grávida pode beber vinho ou cerveja?

Grávida pode beber vinho ou cerveja?

O consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez deve ser evitado, pois pode passar para o bebê, e causar aborto espontâneo, atraso no desenvolvimento ou deficiências físicas e intelectuais. Veja se a grávida pode beber vinho ou cerveja, e entenda os riscos de beber álcool na gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo 5 dicas para beber sem ficar de ressaca

5 dicas para beber sem ficar de ressaca

A melhor forma de não acordar de ressaca é não consumir bebidas alcoólicas de forma exagerada, mas existem algumas dicas simples que permitem consumir bebidas alcoólicas sem ficar bêbado e de ressaca no dia seguinte. Confira as dicas.

Imagem ilustrativa do artigo Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

Doenças psicossomáticas: o que são, sintomas, causas e tratamento

As doenças psicossomáticas são condições desencadeadas por questões emocionais e que elevam ao aparecimento de sintomas físicos, como dor, falta de ar, tremores, palpitação, diarreia e alterações cerebrais, por exemplo. Saiba mais sobre as doenças psicossomática, sintomas, possíveis causas e como deve ser o tratamento.