Perguntar
Fechar

Fluconazol precisa de receita?

Fui à farmácia para comprar fluconazol e me falaram que preciso ter a receita médica. É verdade que precisa ter receita para comprar fluconazol?
Dra. Janessa Oliveira
Dra. Janessa Oliveira
Farmacêutica-Bioquímica

É preciso ter receita médica para comprar fluconazol. Como é possível verificar pelos dizeres contidos na embalagem, “venda sob prescrição médica”, ele só deve ser vendido com apresentação da receita. Entretanto, a receita não precisa ficar retida na farmácia, como no caso dos antibióticos.

Não use medicamentos sem receita e indicação médica. Além de não ter certeza se irá resolver o seu problema, o uso pode trazer outros problemas. No caso do fluconazol, ele pode alterar o efeito de outros medicamentos, como anti-hipertensivos, anticoagulantes, antidepressivos e anticonvulsivantes, por exemplo.


Se quiser saber mais sobre o fluconazol, leia também:

Referências:

Fluconazol. Bula do medicamento.

Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 20, de 5 de maio de 2011. Regulamentação da Venda Controlada de Antibióticos.

Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC nº 68, de 28 de novembro de 2014. Atualização do Anexo I da RDC nº 20, de 5 de maio de 2011.

Ministério da Saúde. Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998. Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.