Perguntar
Fechar

5 formas fáceis de desentupir o nariz

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

A sensação de nariz congestionado ou entupido pode ser aliviada com algumas medidas simples, como a lavagem nasal, aplicação de compressa na face ou inalação. Em algumas situações o uso de medicamentos também pode estar indicado.

Vejamos algumas dicas de como desentupir o nariz e aliviar a sensação de obstrução nasal:

1. Lavagem nasal

Uma forma simples, eficaz e rápida de desentupir o nariz é através da lavagem nasal. A lavagem nasal pode ser feita através da aplicação de soro fisiológico nas narinas ou de soluções salinizadas encontradas em farmácias, como o Rinosoro.

No adulto, em cada narina pode ser aplicado cerca de 10ml de soro fisiológico, durante várias vezes ao dia. É mais fácil aplicar o soro através da utilização de uma seringa, algumas soluções salina compradas já apresentam um conta-gotas ou um bico que permite destilar o soro no nariz com mais facilidade.

Se necessário, a lavagem nasal pode ser feita com uma maior volume de soro, visto que esse é um método bastante seguro.

Pode-se lavar o nariz toda vez que senti-lo entupido, ou apresentar coriza. Geralmente o desconforto da obstrução nasal é aliviado imediatamente, logo após a lavagem.

A lavagem nasal também pode ser realizadas em crianças, com uma quantidade menor de soro fisiológico. Em bebês pode ser usado 2,5 ml em cada narina, em crianças maiores 5 ml de soro já costuma levar ao alívio dos sintomas.

Como preparar uma solução salina em casa?

Para aliviar o nariz congestionado e a presença de secreções na via aérea, pode-se preparar uma solução com água e sal em casa. Basta unir 250ml de água filtrada ou fervida e cerca de 2 colheres de chá de sal marinho, sem iodo.

O sal deve ser o mais puro possível, sem substâncias externas como o iodo, pois outros materiais podem irritar a via aérea. A água também deve ser filtrada ou fervida para evitar a presença de impurezas e micro-organismos. Aplique a solução de forma semelhante ao soro fisiológico, através da seringa ou de um dispositivo próprio para lavagem nasal, chamado Neti.

2. Aplicação de compressas de água quente na face

Em casos de obstrução nasal causada por sinusite a aplicação de compressas quentes sobre os seios da face, ou seja, na região da testa, nariz e maçãs do rosto, pode ajudar a trazer alivio na sensação de peso e dor de cabeça causada pelo acumulo de secreções nessa região, também ajudando na desobstrução do nariz.

3. Inalação

A inalação de soro fisiológico pode ajudar a fluidificar as vias aéreas, embora não seja um método imediato de alívio da obstrução nasal, pode trazer maior conforto respiratório e auxiliar na resolução de doenças infecciosas e inflamatórios das vias áreas.

A inalação pode ser realizada através do uso de um inalador com soro fisiológico, ou através da inalação do vapor de uma panela com água a ferver. Também é possível inalar os vapores da água do chuveiro durante o banho.

4. Evitar substâncias alérgenas

A obstrução nasal pode ser desencadeada por substâncias que causam uma reação alérgica, levando ao edema da mucosa nasal provocando espirros, coriza e prurido. Nessas situações é essencial estar atento aos possíveis desencadeadores da reação alérgica, como ácaros, pólen, pelos de cães e gatos.

Se afastar da substância alérgica assim que notar sintomas de alergia, como obstrução nasal e espirros, já ajuda a controlar esses sintomas.

É importante manter uma boa higiene ambiental para afastar esses irritantes, evitando o uso de objetos que possam acumular esses materiais como tapetes, cortinas, almofadas e deixando os ambientes limpos e bem ventilados.

Evitar a exposição a fumaça, cigarro, poluentes, perfumes e odores fortes também pode prevenir os sintomas.

Leia também: Rinite tem cura? Qual o tratamento

5. Hidratação

Manter-se bem hidratado ajuda a fluidificar o muco e as secreções nasais, facilitando a sua drenagem e reduzindo a congestão nasal. Portanto, caso apresente congestão nasal por excesso de muco e secreção beba água e líquidos constantemente.

Quando devo usar medicamentos para desentupir o nariz?

Os descongestionantes nasais, contendo substâncias como a pseudoefedrina e a fenilefrina, reduzem o calibre dos vasos do nariz, trazendo alivio rápido e imediato para a congestão nasal. No entanto, devem ser usados pelo menor tempo possível, pois podem causar dependência e efeito rebote, ou seja, a congestão nasal pode tornar-se pior com o decorrer do tempo.

Quadros de congestão nasal causados por rinite alérgica podem ser aliviados rapidamente através do uso de anti-histamínicos (anti-alérgicos), como a loratadina, desloratadina, fexofenadina, entre outros.

Em casos de sinusites agudas de causa bacteriana, o uso de antibióticos pode ser necessário. Em algumas situações o uso de corticoides também pode ser utilizados para aliviar os sintomas mais rapidamente.

Caso apresente obstrução nasal persistente, acompanhada de outros sintomas, consulte o seu médico para uma avaliação.