Perguntar
Fechar

Fosfoetanolamina cura o câncer?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não se pode afirmar que a fosfoetanolamina cura o câncer, pois a substância ainda não terminou as fases de estudos necessários para definir seu real potencial terapêutico, assim como doses, efeitos colaterais e contraindicações de seu uso.

O INCA (instituto nacional de câncer) e entidades responsáveis pelo estudo do câncer, de todo o país, continuam apoiando as pesquisas sobre a substância (fosfoetanolamina), mas consideram fundamental seguir com as fases habituais de estudos clínicos, trata-se de um longo e criterioso processo, para essa definição.

Assim como, a produção da medicação, quando, e se aprovada, deve obedecer às regras e pareceres da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O INCA disponibiliza em seu site, diversos materiais para retirar dúvidas, esclarecer notícias falsas e tratamento inadequados! Disponibiliza também um canal de telefone para WhatsApp, para qualquer esclarecimento nessa área. Sugerimos à população, que no caso de dúvidas sobre notícias de novidades na área de câncer, receitas milagrosas, tratamentos novos e promissores que receba, entrem em contato com o grupo de maior confiabilidade nesse assunto antes de continuar repassando as notícias, ou principalmente modificar a sua rotina de vida.

pills

Embora existam relatos de melhora do câncer por alguns pacientes e pesquisadores apoiadores da substância, para que a fosfoetanolamina seja considerada um medicamento seguro e eficaz, é necessário passar por todos os testes clínicos, que seguem critérios definidos pelos órgãos reguladores de saúde, um deles é o acompanhamento de um grande número de pacientes e ou voluntários, por um prazo pré-determinado, aonde poderão ser observados os resultados, sejam respostas positivas ou negativas.

No entanto, um estudo com pouco mais de 70 pacientes com diferentes tipos de cânceres, fazendo uso da substância, apresentou como resultado a melhora de apenas um caso, um paciente com melanoma, e portanto o estudo foi interrompido. O motivo foi exatamente a não observação de melhora na grande maioria dos selecionados, sendo indicado o início de outro tratamento já cientificamente comprovado, para evitar a piora do quadro clínico. E talvez uma próxima investigação seja iniciada, com casos de melanoma, pela melhora descrita.

Os testes com a substância aonde foram observados melhores resultados, foram feitos apenas em laboratório, com camundongos e células humanas, que eram cultivadas em placas e transferidas para os roedores.

De acordo com o descrito, concluímos que sem testes padronizados em seres humanos, que evidenciem de forma concreta os resultados esperados, não é possível afirmar que a fosfoetanolamina seja segura e eficaz contra o câncer nas pessoas.

Por isso, a fosfoetanolamina não tem registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) até o momento. A sua comercialização apesar da falta de registro, configura uma constante e profunda preocupação do órgão.

Como funciona a fosfoetanolamina?

A fosfoetanolamina atua como um sinalizador das células cancerosas, facilitando a detecção e destruição dessas células tumorais pelo sistema imunológico.

Parece aumentar a identificação e destruição da célula doente pelo sistema imunológico. Assim, as células cancerígenas deixam de se multiplicar e o câncer regride.

No entanto, o fato de destruir células cancerígenas não garante que a fosfoetanolamina seja capaz de curar o câncer, enquanto não for reconhecida como um medicamento e não ainda um estudo de laboratório.

lab

Existem outras substâncias que também destroem as células tumorais, mas que se forem ingeridas ou injetadas no paciente podem destruir outras células, normais, e causar danos irreparáveis, até a morte. Por isso os testes com pessoas doentes são essenciais para garantir a segurança e eficácia de qualquer medicamento, seja para tratar o câncer ou uma dor de garganta, antes que ele seja comercializado.

Pode lhe interessar também:

O câncer de pele tem cura?

Câncer de mama tem cura? Qual o tratamento?

Tomografia pode causar câncer?