Furúnculo pode ter causas emocionais?

“Já tive furúnculos algumas vezes. Agora estou com um no braço. Quero saber: por que eles aparecem? A causa pode ser emocional?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Dermatologista perto de você

O furúnculo pode ter causas emocionais. Isso porque ele é causado por uma infecção que só se desenvolve na pele quando a imunidade está baixa e a bactéria consegue se desenvolver mais facilmente. Como a imunidade é influenciada por fatores emocionais, então é verdade que fatores emocionais podem, indiretamente, ser causa dos furúnculos.

Os fatores emocionais que mais frequentemente levam a alterações da imunidade são o estresse e a ansiedade, especialmente quando são muito intensos e/ou contínuos.

Quando não é causado por fatores emocionais, o furúnculo é mais comum em pessoas idosas, diabéticas, obesas ou com outros problemas de imunidade. Eles são dolorosos, sendo mais comuns no pescoço, rosto, tórax e glúteos. Seu tratamento requer a drenagem do pus e, algumas vezes, o uso de antibióticos.

Se tem um furúnculo, o ideal é que consulte um dermatologista, esse é o especialista mais indicado para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. O médico também poderá ajudar a identificar a causa do furúnculo, permitindo reduzir as chances de desenvolver uma nova infecção.

70% dos leitores acham este conteúdo útil (10 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Dermatologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Furúnculo é perigoso?

O furúnculo geralmente não é perigoso. Mas existem alguns casos em que pode causar uma infecção no coração. Entenda quando o furúnculo tem maiores chances e causar complicações, quando pode ser perigoso e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Furúnculo é perigoso?

O furúnculo geralmente não é perigoso. Mas existem alguns casos em que pode causar uma infecção no coração. Entenda quando o furúnculo tem maiores chances e causar complicações, quando pode ser perigoso e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Clomid pode ser usado por homens?

O Clomid pode ser usado por homens em casos específicos, e orientados por um médico. Entenda em situações o homem pode tomar Clomid, para que serve e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Homem pode tomar cabergolina?

A cabergolina pode ser usada em homens, especialmente para tratar alguns problemas de saúde. Veja quando a cabergolina pode ser usada em homens e seus efeitos no corpo.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Grávida pode tomar dipirona?

Grávida pode tomar dipirona entre o 4º e o 6º mês de gestação, somente se indicado pelo seu obstetra. Entenda melhor se a grávida pode tomar dipirona e os riscos.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Grávida pode beber chá de camomila?

Veja se a grávida pode tomar chá de camomila e entenda em que situações se deve evitar tomar chá. Confira também qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 6 pomadas para furúnculo (e como usar)

6 pomadas para furúnculo (e como usar)

As pomadas indicadas para o tratamento de furúnculo contêm antibióticos na sua composição, como nitrofural, bacitracina e neomicina, por exemplo, uma vez que o furúnculo é uma infecção da...

Imagem ilustrativa do artigo 6 dicas para curar furúnculo rápido (e o que não fazer)

6 dicas para curar furúnculo rápido (e o que não fazer)

Para tratar o furúnculo mais rápido, pode-se aplicar compressas de água morna na região, porque ajuda a aliviar a dor e o desconforto, além de ajudar a retirar o pus, acelerando a...

Imagem ilustrativa do artigo Furúnculo é perigoso?

Furúnculo é perigoso?

O furúnculo geralmente não é perigoso. Entretanto, em alguns casos, existe risco de endocardite, que é uma infecção no coração.

Imagem ilustrativa do artigo Furúnculo: o que é, sintomas, causas e tratamento

Furúnculo: o que é, sintomas, causas e tratamento

O furúnculo é uma infecção bacteriana na raiz do pelo que pode surgir na virilha, axila ou nádegas e levar ao surgimento de sintomas como formação de um caroço contendo pus, dor, vermelhidão e inchaço no local. Veja outros sintomas do furúnculo, causas, e como é feito o tratamento .

Imagem ilustrativa do artigo Como evitar o aparecimento do furúnculo

Como evitar o aparecimento do furúnculo

Para evitar o aparecimento do furúnculo é importante lavar bem as mãos e a pele limpa e seca, assim é possível evitar a infecção e inflamação na raiz do pêlo. Confira algumas dicas para evitar o aparecimento do furúnculo.

Imagem ilustrativa do artigo 12 remédios caseiros para furúnculo (e como preparar)

12 remédios caseiros para furúnculo (e como preparar)

Os remédios caseiros para furúnculo, como emplastro de aveia, pomada de arnica ou compressa de inhame são excelentes opções para eliminar o furúnculo em casa, pois têm ação anti-inflamatória, antibacteriana e analgésica. Veja todas as opções remédios caseiros para furunculo e como preparar .

Imagem ilustrativa do artigo Caroço na axila: 10 causas comuns (e o que fazer)

Caroço na axila: 10 causas comuns (e o que fazer)

O caroço na axila pode surgir devido a uma foliculite, furúnculo ou cisto sebáceo, mas também pode indicar doenças mais graves, como infecções ou câncer. Veja mais sobre as principais causas de caroço na axila e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Íngua na axila: o que pode ser e o que fazer

Íngua na axila: o que pode ser e o que fazer

A íngua na axila pode surgir devido a inflamações ou infecções na região, como a foliculite, furunculo ou linfadenite, mas também pode surgir devido a doenças autoimunes, reações à vacinas ou câncer, causando dor ou desconforto, vermelhidão na região ou febre. Veja o que pode ser a íngua na axila e o que fazer.