Gengivite é contagiosa?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Não. Gengivite não é contagiosa. A gengivite não é uma doença e as bactérias que provocam essa inflamação não são transmissíveis de pessoa a pessoa a ponto de causar gengivite em alguém. Por isso, a gengivite não é contagiosa.

A gengivite é uma inflamação da gengiva, induzida por placas bacterianas nos dentes. A gengivite pode atingir pessoas de qualquer idade. No entanto, essa inflamação da gengiva é o problema dentário mais frequente na infância.

Os sintomas da gengivite incluem vermelhidão excessiva da gengiva, inchaço e, por vezes, sangramento, principalmente após escovação e uso de fio dental. A causa mais comum de gengivite é a higiene oral inadequada ou ausente.

Gengivite é contagiosa
Gengivite

Qual é o tratamento para gengivite?

O tratamento da gengivite começa por ter uma higiene bucal adequada, com escovação regular dos dentes e uso de fio dental após as refeições. Nos casos mais avançados de gengivite, pode ser necessário utilizar antibióticos e anti-inflamatórios. Quando o tratamento clínico não traz resultados, pode ser indicada a cirurgia periodontal.

Os objetivos do tratamento da gengivite nos casos mais avançados são controlar a infecção e remover o tártaro. O tártaro é uma placa formada por bactérias, que fica entre a gengiva e os dentes. Nesses casos, é indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos.

Algumas medidas que auxiliam o tratamento da gengivite:

  • Fazer lavagem bucal com água morna misturada com vinagre e sal;
  • Depois de escovar os dentes, passar um pedaço de algodão pequeno embebido em água oxigenada nos dentes e na gengiva (com recomendação do/a profissional e na concentração indicada);
  • Escovar adequadamente os dentes depois das principais refeições e usar o fio dental;
  • Pode ser necessário indicar suplementação com vitamina C e mudanças dos hábitos alimentares, já que a falta de vitamina C pode piorar a gengivite;
  • Quem fuma deve parar de fumar até que a gengivite esteja curada. A fumaça do cigarro favorece a proliferação de bactérias, piorando a inflamação.

Como prevenir a gengivite?

1. Ter uma higiene bucal adequada, com escovação correta dos dentes e uso adequado do fio dental;
2. Evitar o consumo de alimentos e bebidas doces, sobretudo quando não é possível escovar os dentes depois;
3. Escovar os dentes antes de dormir, diariamente;
4. Não fumar, pois o cigarro prejudica a gengiva e os dentes;
5. Fazer visitas regulares ao dentista.

Procure um/a dentista para realizar uma avaliação da sua saúde bucal e recomendar tratamento adequados de acordo com seu caso.