Perguntar
Fechar

Goji berry emagrece mesmo? Quais são as suas propriedades?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Enfermeira doutorada em Saúde Pública

Goji berry (Lycium barbarum) é uma pequena fruta conhecida popularmente como fruta da longevidade. Suas propriedades, a exemplo da capacidade de promover o emagrecimento, ainda possuem pouco embasamento científico em seres humanos.

Goji berry fruta

Esclarecimentos sobre as propriedades do goji berry

Promoção do emagrecimento

A capacidade de promover a redução de peso popularmente associado ao consumo da goji berry não possui comprovação científica. Os estudos mostram que a ingestão da fruta reduzem os picos de insulina e ajudam a controlar os níveis de gordura no sangue, o que por si só não leva ao emagrecimento. A perda de peso só ocorre se o goji berry for inserido em uma rotina de alimentação saudável e prática de atividade física regular.

Veja também: 7 erros que você não pode cometer se quer emagrecer

Promoção da saúde ocular

A promoção ocorre pela fruta ser rica em betacaroteno, zeaxantina e luteína. Estas substâncias fornecem antioxidantes que agem diretamente protegendo a saúde dos olhos. Além disso, os polissacarídeos da goji berry têm efeito fotoprotetor significativo.

Prevenção do envelhecimento precoce

Os carotenoides e as vitaminas C, B1, B2 e B3 são os componentes antioxidantes da goji berry. Esses componentes, com destaque para a alta concentração de vitamina C, quando combinados com outras fontes alimentares saudáveis, possuem elevada capacidade de combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce.

Melhora da resposta imunológica

Os danos às células do sistema imunológico provocados pela ação dos radicais livres podem ser reduzidos por meio da administração de goji berry. Os agentes antioxidantes e os polissacarídeos da fruta possuem efeito protetor das células de defesa (linfócitos T, linfócitos B, macrófagos, entre outras). Os polissacarídeos da goji berry também ajudam a preservar a estrutura e a função do timo e do baço, órgãos produtores de células de defesa, embora esses órgãos diminuam naturalmente com o envelhecimento.

Controle de glicemia

Os polissacarídeos presentes na goji berry ajudam a reduzir a concentração de glicose, quando esta se encontra elevada no sangue. Isto pode ser observado, especialmente, nos casos de diabetes mellitus. Vale destacar que o goji berry só produz algum efeito nas condições de hiperglicemia.

Prevenção e tratamento de câncer

Os polissacarídeos presentes na goji berry são apontados como elementos capazes de prevenir e tratar alguns tipos de câncer. Entretanto não existe, até o momento, comprovação deste efeito em seres humanos.

Proteção dos neurônios

Os efeitos neuroprotetores atribuídos aos carboidratos da goji berry ainda não possuem comprovação com pesquisas efetuadas em seres humanos. Igualmente não há comprovação científicas sobre os efeitos de proteção da memória.

Tratamento da infertilidade masculina

Não há evidência científica sobre ação da goji berry sobre a infertilidade masculina.

Valor nutricional da goji berry

Uma colher de sopa (15 g) de goji berry possui 50 calorias sendo 11 g de carboidratos, 2 g de proteína, 1,6 g de fibras e 0 g de gorduras. A fruta é composta por 19 aminoácidos diferentes, dentre os quais oito são considerados aminoácidos essenciais.
Bem como, possui grande quantidade de minerais (em zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio, fósforo) e vitaminas (C, B1, B2, B6 e E).

Para conseguir o efeito de emagrecimento é preciso que a goji berry seja associada à alimentação saudável e à pratica de atividade física.

Contraindicações

  • Pessoas que utilizam anticoagulante oral, como varfarina;
  • Pessoas em tratamento cosmetológico, especialmente, cremes clareadores, umas vez que a goji berry provoca sensibilização à luz;
  • Mulheres grávidas, crianças e idosos: devem evitar o uso, pois seus efeitos colaterais ainda não são totalmente conhecidos;
  • Pessoas com história de alergias ao tabaco, tomates, pêssegos ou nozes também podem apresentar alergia ao goji berry.

É importante que o uso da goji berry seja orientado por um/a nutrólogo/a ou nutricionista.

Leia mais

O que fazer para emagrecer?

Não consigo emagrecer: o que devo fazer?