Perguntar
Fechar

Gostaria de saber o resultado do exame de TSH que fiz...

Boa noite, gostaria de saber o resultado do exame que fiz .
Material - sangue
TSH Ultra Sensivel
Método: Quimioluminescencia
Resultado : 7,56 Micro UI / ML
Valor de Referencia: 0,34 a 5,60 Micro UI /ML
OBS: Revisto e Confirmado.
O que quer dizer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Significa que está um pouco acima da faixa da normalidade.

Os valores normais do TSH ultra sensível, de acordo com as referências do laboratório, variam entre 0,34 e 5,60 micro UI/ml, e o valor encontrado no seu exame de sangue foi de 7,56; portanto um pouco acima do normal.

O que é TSH ultra sensível?

O TSH (hormônio estimulante da tireoide) ultra sensível, é o exame laboratorial que avalia os níveis desse hormônio no sangue. O TSH é um hormônio produzido pela glândula hipófise, responsável por estimular a tireoide a produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Os hormônios da tireoide por sua vez, são responsáveis por estimular o metabolismo do corpo.

Os níveis de TSH, T3 e T4 são controlados por um ciclo de retroalimentação entre a hipófise e a tireoide. Quando os níveis de T3 e T4 estão abaixo do normal, a hipófise recebe um sinal e libera mais TSH para estimular a glândula tireoide a produzir mais hormônios. Da mesma forma, quando os níveis de T3 e T4 estão acima ou dentro da faixa de normalidade, a liberação de TSH é reduzida, mantendo sempre esse equilíbrio hormonal.

Causas de TSH ultra sensível alterado

TSH ultra sensível aumentado

A causa mais comum de TSH aumentado é o hipotireoidismo, doença autoimune da tireoide, bastante comum na nossa população, sobretudo em mulheres adultas. No hipotireoidismo, a tireoide produz uma quantidade insuficiente de hormônios T3 e T4, com isso a hipófise tenta compensar aumentando o estímulo na tireoide através da liberação de mais TSH.

Leia também: O que é hipotireoidismo e quais os sintomas?

Outras causas de TSH elevado são: Uso de medicamentos como lítio, metimazol, propiltiouracil ou após ser submetido a exames com contraste.

TSH ultra sensível diminuído

Situações que causam a redução da produção de TSH são aquelas em que os hormônios da tireoide estão aumentados, como o hipertireoidismo, tumores da hipófise, ou o uso de medicamentos como glicocorticoides, levodopa ou dopamina.

Ainda podem ser causas de alteração do TSH, o estresse, ansiedade e distúrbios alimentares.

Para maiores esclarecimentos e orientações sobre o seu caso, recomendamos agendar uma consulta com médico/a endocrinologista.