Perguntar
Fechar

Gostaria de saber se é possível eu ter engravidado?

Gostaria de saber se é possível eu ter engravidado, minha última menstruação foi dia 11/01/2012 e meu ciclo geralmente é de 27 dias, mantive relações nos dias 17, 20, 24 e 25 e quero muito engravidar. Fiz algumas simulações pela internet para saber meu período fértil mas estou meio confusa.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim, pode ter engravidado, pois você teve relação em dois dias férteis.

Como calcular o período fértil?

O período fértil compreende o dia do meio do ciclo, que na maioria das vezes é o dia mais fértil (dia da ovulação), e mais 3 dias antes e 3 dias depois, devido a possíveis oscilações hormonais, variando por vezes esse dia da ovulação.

Outro fator importante, é a vitalidade dos espermatozoides, os quais podem ser capazes de sobreviver dentro o organismo da mulher, por até 5 dias, justificando essa margem de dias no período fértil.

Sendo assim, de acordo com as datas relatadas, e seu ciclo sendo de 27 dias, número ímpar, os dias do meio serão os dias mais prováveis para ovulação, o 13º e 14º dias do ciclo. O cálculo se faz da seguinte maneira:

dia 11 de janeiro, primeiro dia da menstruação, é o dia 1 do ciclo; mais 13 e 14 para encontrar os dias fértil ⇒ 11 + 13 = 24 e 11 + 14 = 25.

Portanto os dias 24 e 25 de janeiro foram os dias mais férteis do período. E o período fértil, foi do dia 21 a 28 de janeiro.

Como houve relações nos dois dias, existe sim uma possibilidade grande de gravidez. Entretanto, outros fatores devem ser levados em conta, como questões hormonais, características dos espermatozoides, permeabilidade das trompas, entre outros.

Para saber se está grávida, pode realizar o teste de gravidez de farmácia ou de sangue, de preferência após 8 a 15 dias de atraso menstrual.

O que é o período fértil?

O período fértil, é conhecido pelo período com a maior probabilidade de gravidez. Isso porque é a fase do ciclo em que a mulher está ovulando, e o organismo foi todo preparado para receber o óvulo fecundado pelo espermatozoide, e dar seguimento ao desenvolvimento de um bebê.

Quando esse óvulo não é fecundado, não ocorre a implantação no útero e nem formação de placenta para dar sequência ao ciclo, acontece a descamação da parede do útero, a chamada menstruação. E novo ciclo se inicia.

Para maiores esclarecimentos, procure um médico ginecologista ou médico da família.

Leia também: Com quantos dias aparecem os primeiros sintomas de gravidez?