Perguntar
Fechar

Gosto amargo na boca pode ser sintoma de quê?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Gosto amargo na boca pode ser sintoma de cáries ou inflamações na própria boca, alterações hormonais na gravidez, doenças, como a gripe, ou ainda ser causada pelo uso de medicamentos.

Dentre as possíveis causas de gosto amargo na boca estão:

Língua com placa bacteriana (saburra)

Uma das principais causas de gosto amargo na boca é a falta de higiene oral. Nesses casos, a origem do problema muitas vezes está na formação de uma placa branca na língua formada por bactérias (saburra lingual). Por isso a língua também deve ser escovada diariamente.

Cáries

A cárie é constituída por bactérias que se alimentam de restos de alimentos acumulados na boca e nos dentes. Pode deixar a boca amarga, além de causar mau hálito e dor de dente.

Problemas nas gengivas

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode deixar um gosto amargo na boca. A explicação está sobretudo nos sangramentos, que ocorrem sobretudo ao escovar os dentes ou usar o fio dental.

Gravidez

Na gestação, as alterações hormonais podem deixar um gosto amargo na boca. Porém, as alterações no paladar não ocorrem em todas as gestantes.

Doença do refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico pode provocar sintomas de azia e retorno de alimentos no esôfago, além da sensação de boca amarga ou acidez na boca.

Doenças respiratórias e infecções na garganta

As bactérias causadoras de doenças respiratórias (gripe, resfriado, sinusite, rinite) e infecções na garganta podem ser uma causa de gosto amargo na boca. Por isso, algumas pessoas podem notar alteração do gosto dos alimentos ou sentir uma sensação de amargor na boca durante e após episódios de infecções respiratórias.

Fumar ou mascar tabaco

O tabaco ou o cigarro deixam resíduos nos dentes e na língua que podem causar a sensação de gosto amargo na boca.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem alterar o paladar, diminuindo a quantidade de saliva ou libertando substâncias que deixam a boca amarga. Dentre as medicações que podem causar essa sensação estão os:

  • Anti-hipertensivos
  • Antidepressivos
  • Remédios para gota
  • Anti-inflamatórios
  • Antibióticos
  • Antialérgicos
  • Anticonvulsivantes
  • Antiparasitários.

Transtornos de ansiedade e depressão

Transtornos como a ansiedade e a depressão podem causar um gosto amargo na boca por diversas razões, como pelo uso dos medicamentos usados no tratamento dessas doenças, ou ainda pela diminuição da produção de saliva.

Outras causas para gosto amargo na boca incluem:

  • Inflamações na boca, como abscessos dentários;
  • Boca seca, devido à diminuição da produção de saliva.

Gosto amargo na boca pode ser COVID?

A doença causada pelo vírus Sars-Cov 2 pode causar alterações no paladar, desde a sua diminuição, ausência ou mesmo a alteração do sabor dos alimentos. Embora, não seja um sintoma típico ou frequente, algumas pessoas com COVID podem ter a percepção de gosto amargo na boca, da mesma forma que em outras infecções virais.

Por isso, na suspeita de COVID é importante estar atento não apenas as alterações de paladar, mas também aos outros sintomas sugestivos da doença como: febre, tosse, diminuição do olfato, dor de cabeça e dor no corpo. Na dúvida, realize um teste diagnóstico e consulte o seu médico.

Gosto amargo na boca pode ser câncer?

Não é comum doenças oncológicas causarem gosto amargo na boca ou alterações do paladar por si só. Portanto, dificilmente o gosto amargo na boca irá sozinho ser sinal de câncer. Entretanto, é frequente estes sintomas ocorrerem devido à quimioterapia e a radioterapia utilizados no tratamento de diferentes tipos de câncer.

A quimioterapia apresenta como efeito colateral frequente alterações no sabor dos alimentos. Já a radioterapia quando aplicada na região da cabeça ou pescoço pode atingir as papilas gustativas interferindo no sabor dos alimentos.

O clínico geral ou médico de família poderá diagnosticar a causa da sensação de gosto amargo na boca e tratá-la ou indicar outro profissional da saúde para fazê-lo.

Pode lhe interessar também:

Remédio para boca amarga

Gosto de podre na boca o que pode ser?

Gosto metálico na boca, o que pode ser?

Quando o gosto amargo na boca é sinal de problema de fígado e o que fazer

Formas de eliminar o gosto amargo na boca

Referências bibliográficas

UK National Health Service: Metallic Taste. Indigestion.