Perguntar
Fechar

Gosto de podre na boca o que pode ser?

Há mais ou menos 20 dias venho sentindo um gosto de podre na boca, já fui ao dentista e ele disse que não é do dentes, toda vez que eu como alguma coisa eu sinto um gosto de podre que me da nojo e passa logo em seguida, o que pode ser? Estou desesperada, tenho medo que seja uma doença ruim.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Gosto de podre na boca geralmente está associado a produção de pus ou restos alimentares, na boca. Uma sinusite pode ter como único sintoma um gosto de podre ou gosto de catarro forte.

Além das infecções, como sinusite ou amigdalite, o gosto de podre pode acontecer pela presença de caseos, uma espécie de "massinha ou bolinha branca", com mau cheiro, que sai da boca.

- Os caseos ou caseum, são formados por restos alimentares, saliva e bactérias que habitam normalmente essa região. Pessoas com amígdalas grandes e espaços na sua estrutura, chamada amígdala caseosa, acumulam mais caseos, mesmo que cuidem da sua higiene oral.

caseum
"Massinha branca" na boca, com gosto de podre. (Caseum)

Outras causas de gosto ruim na boca:

- Uso de medicamentos. Existem remédios que deixam a boca amarga e com gosto ruim. Alguns exemplos são: os antibióticos, como a tetraciclina; antidepressivos como o lítio; anti-hipertensivo como o captopril, o alopurinol, a amantadina, entre tantos outros.

No entanto, não é indicado alterar a medicação, especialmente como as citadas, antes de conversar com o seu médico. Se perceber relação com a medicação, informe ao seu médico.

- Má higiene. A falta de higiene oral é causa frequente de gosto de podre na boca. A forma correta de cuidar da saúde oral é: escovação dentária após cada refeição, depois passar o fio dental e enxaguante oral, diariamente.

Ainda assim, é importante fazer uma a 2 consultas por ano com o dentista, para possível remoção de tártaro, ou identificar precocemente algum outro problema, como a formação de cáries.

Qual o tratamento para gosto de podre na boca? O que tomar?

O tratamento irá depender da causa. A sinusite deverá ser tratada com antibióticos orais, por 10 a 14 dias, assim como uma amigdalite ou outro processo infeccioso.

Para presença de cáseos, é indicado higiene oral após todas as refeições, com escovação e fio dental e após a higiene normal, incluir gargarejos. Pode ser usado uma solução pronta para esse gargarejo, como o malvatricin® ou mesmo preparar uma solução com 1 copo de água morna e uma colher de café de sal.

Se o motivo for o uso de certa medicação, deverá conversar com o seu médico. Sendo um tratamento temporário, basta fazer gargarejos, manter a boca hidratada e aguardar o término do remédio. Mas se for medicamento de uso contínuo como antidepressivos, por exemplo, é preciso avaliar a troca da medicação, de forma segura.

O médico indicado para essa avaliação e definição do tratamento adequado, é o otorrinolaringologista.

Pode lhe interessar também:

Estou com bolinhas brancas na garganta. O que pode ser e o que fazer?

Amigdalite caseosa tem cura? Qual o tratamento?

O que é amigdalite caseosa?

Referência:

Alessandro Villa, Jean M Bruch. Bad breath. UpToDate, Oct 23, 2020.