Gosto de podre na boca geralmente está associado a produção de pus ou restos alimentares, na boca. Uma sinusite pode ter como único sintoma um gosto de podre ou gosto de catarro forte.
Além das infecções, como sinusite ou amigdalite, o gosto de podre pode acontecer pela presença de caseos, uma espécie de "massinha ou bolinha branca", com mau cheiro, que sai da boca.
— Os caseos ou caseum, são formados por restos alimentares, saliva e bactérias que habitam normalmente essa região. Pessoas com amígdalas grandes e espaços na sua estrutura, chamada amígdala caseosa, acumulam mais caseos, mesmo que cuidem da sua higiene oral.

Outras causas de gosto ruim na boca:
— Uso de medicamentos. Existem remédios que deixam a boca amarga e com gosto ruim. Alguns exemplos são: os antibióticos, como a tetraciclina; antidepressivos como o lítio; anti-hipertensivo como o captopril, o alopurinol, a amantadina, entre tantos outros.
No entanto, não é indicado alterar a medicação, especialmente como as citadas, antes de conversar com o seu médico. Se perceber relação com a medicação, informe ao seu médico.
— Má higiene. A falta de higiene oral é causa frequente de gosto de podre na boca. A forma correta de cuidar da saúde oral é: escovação dentária após cada refeição, depois passar o fio dental e enxaguante oral, diariamente.
Ainda assim, é importante fazer uma a 2 consultas por ano com o dentista, para possível remoção de tártaro, ou identificar precocemente algum outro problema, como a formação de cáries.
Qual o tratamento para gosto de podre na boca? O que tomar?
O tratamento irá depender da causa. A sinusite deverá ser tratada com antibióticos orais, por 10 a 14 dias, assim como uma amigdalite ou outro processo infeccioso.
Para presença de cáseos, é indicado higiene oral após todas as refeições, com escovação e fio dental e após a higiene normal, incluir gargarejos. Pode ser usado uma solução pronta para esse gargarejo, como o malvatricin® ou mesmo preparar uma solução com 1 copo de água morna e uma colher de café de sal.
Se o motivo for o uso de certa medicação, deverá conversar com o seu médico. Sendo um tratamento temporário, basta fazer gargarejos, manter a boca hidratada e aguardar o término do remédio. Mas se for medicamento de uso contínuo como antidepressivos, por exemplo, é preciso avaliar a troca da medicação, de forma segura.
O médico indicado para essa avaliação e definição do tratamento adequado, é o otorrinolaringologista.
Pode lhe interessar também:
Gosto amargo na boca pode ser sintoma de quê?
Gosto metálico na boca, o que pode ser?
Quando o gosto amargo na boca é sinal de problema de fígado? O que fazer?
Estou com bolinhas brancas na garganta. O que pode ser e o que fazer?
Amigdalite caseosa tem cura? Qual o tratamento?
Formas de eliminar o gosto amargo na boca
Referência:
Alessandro Villa, Jean M Bruch. Bad breath. UpToDate, Oct 23, 2020.