Grávida pode tomar dipirona?

“Costumo usar dipirona para dor de cabeça, mas agora estou grávida de 12 semanas e não sei se posso continuar tomando este remédio. Grávida pode tomar dipirona?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Obstetra perto de você

A grávida pode tomar dipirona entre o 4º e o 6º mês de gestação, somente se indicado pelo seu obstetra. Normalmente, a dipirona não é recomendada nos primeiros 3 meses de gravidez e é contraindicada no último trimestre.

Embora faltem evidências de que o seu uso seja prejudicial para o desenvolvimento do bebê, o recomendado é evitar este medicamento no primeiro trimestre da gestação, que é uma fase muito importante do desenvolvimento embrionário.

Já no último trimestre, a dipirona pode causar o fechamento prematuro do ducto arterioso, afetar o funcionamento dos rins do bebê e aumentar o risco de complicações no parto, devido às possíveis alterações da coagulação sanguínea, sendo contraindicada.

A dipirona é um medicamento da categoria D de risco na gravidez e, por isso, só deve ser usada com a orientação de um obstetra devido aos possíveis riscos para o bebê. Além disso, antes de usar qualquer medicamento na gravidez o ideal é você consultar um obstetra para não colocar a saúde do bebê em risco.

67% dos leitores acham este conteúdo útil (3 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Obstetra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Grávida pode tomar energético?

Entenda se as bebidas energéticas podem ser consumidas durante a gravidez e o que é importante evitar, para garantir uma gestação saudável. Veja também qual o médico que pode consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Grávida pode tomar Gatorade?

O Gatorade pode ser ingerido durante a gravidez. Mas deve-se ter cuidado para não ingeri-lo em excesso, pois pode sobrecarregar os rins. Entenda melhor como deve ser o consumo de gatorade na gravidez e saiba qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Grávida pode tomar nimesulida?

A nimesulida só deve ser usada na gravidez sob orientação e prescrição médica, pois é importante avaliar bem os riscos e benefícios do uso do medicamento na gestação. Entenda melhor em que casos se pode usar a nimesulida na gravidez, quando evitar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Grávida pode tomar energético?

Entenda se as bebidas energéticas podem ser consumidas durante a gravidez e o que é importante evitar, para garantir uma gestação saudável. Veja também qual o médico que pode consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Homem pode tomar cabergolina?

A cabergolina pode ser usada em homens, especialmente para tratar alguns problemas de saúde. Veja quando a cabergolina pode ser usada em homens e seus efeitos no corpo.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Ibuprofeno tem dipirona?

Medicamentos com ibuprofeno não têm dipirona, mas pessoas com alergia a uma substância têm risco de ser alérgicas à outra. Entenda melhor a diferença entre ibuprofeno e dipirona e qual o risco de alergia das duas substância.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Grávida pode tomar energético?

Grávida pode tomar energético?

Não é recomendado beber energético durante a gravidez. Isso porque as bebidas energéticas têm composições muito variáveis, mas que normalmente incluem: ...

Imagem ilustrativa do artigo Dipirona: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Dipirona: para que serve, como usar e efeitos colaterais

A dipirona é um remédio indicado para o alívio da dor ou febre devido sua ação antitérmica e analgésica e pode ser encontrado em gotas, comprimido, xarope, supositórios ou injeção, na forma de dipirona monoidratada ou dipirona sódica. Saiba como usar a dipirona e quais os efeitos colaterais que podem surgir.

Imagem ilustrativa do artigo Remédios para dor de ouvido: de farmácia e naturais

Remédios para dor de ouvido: de farmácia e naturais

Os remédios para dor de ouvido, como anti-inflamatórios ou antibióticos, podem ser indicados pelo médico de acordo com a causa da dor de ouvido. Confira os principais remédios de farmácia para tratar a dor de ouvido em adultos, bebês e grávidas, e também as opções naturais.

Imagem ilustrativa do artigo 7 remédios para dor de garganta: o que tomar (e opções naturais)

7 remédios para dor de garganta: o que tomar (e opções naturais)

Existem vários remédios para dor de garganta, incluindo opções de farmácia, como ibuprofeno ou nimesulida, até remédios caseiros, como gargarejo com chá de romã. Confira a lista dos principais remédios que pode tomar para dor de garganta e opções naturais.

Imagem ilustrativa do artigo 14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana)

14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana)

Os principais sintomas de gravidez são atraso da menstruação, enjoos matinais, alterações de humor, cansaço e vontade de urinar. Conheça os 14 primeiros sinais de gravidez, como evoluem semana a semana e quando fazer o teste de gravidez.

Imagem ilustrativa do artigo 11 remédios para dor de dente (e quando usar)

11 remédios para dor de dente (e quando usar)

Os remédios para dor de dente incluem analgésicos, anti-inflamatórios e anestésicos locais. Saiba quais são os remédios mais indicados para dor de dente e como tomar .

Imagem ilustrativa do artigo 11 alimentos que a grávida não deve comer

11 alimentos que a grávida não deve comer

Durante a gravidez é preciso ter cuidados especiais com a alimentação, pois diversos alimentos podem prejudicar o desenvolvimento do bebê e a saúde da grávida. Peixe, ovos crus e queijo gorgonzola são alguns exemplos. Confira outros exemplos do que a grávida não pode comer e quais os riscos.

Imagem ilustrativa do artigo Remédios que a grávida não deve tomar

Remédios que a grávida não deve tomar

O uso de algum tipo de medicamento na gravidez deve ser sempre orientado pelo obstetra para não ter riscos para o bebê. Veja exemplos dos mais perigosos e como saber se um medicamento é considerado seguro ou não, durante a gravidez.