Perguntar
Fechar

Grávida pode tomar paracetamol e cefalexina?

Tomo paracetamol para dores de cabeça e ontem tive fortes dores.Estou também com infecção de urina e o médico me passou cefalexina para tomar de 6 em 6 hr por 7 dias e o paracetamou de 8 em 8 por 3 dias. Estou grávida com 3 meses e 15 dias, o que faco, tomo o remédio?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Faça o que seu médico disse para fazer, siga a receita do seu médico, pode tomar esses remédios na gravidez. Tanto a cefalexina quanto o paracetamol são medicamentos seguros para serem tomados durante a gravidez, portanto, pode realizar o tratamento conforme as orientações médicas sem preocupação.

A cefalexina é um antibiótico usado para o tratamento de infecção urinárias e outras infecções. Na classificação utilizada de risco de uso de medicamentos na gravidez a cefalexina é de categoria B, isso significa que foram feitos teste em animais que não mostraram riscos do uso do medicamento, embora não tenham sido feito testes em humanos.

Remédios da categoria B são possíveis de serem usados durante a gravidez, contudo apenas sob prescrição e orientação médica.

O paracetamol é um analgésico e antitérmico também de categoria B na gravidez, portanto, também pode ser utilizado sem grandes riscos desde que sob supervisão médica.

Quais são as categorias de risco de uso de medicamentos na gestação?

De modo a orientar melhor a prescrição de medicamentos durante a gravidez a agência americana Food and Drug Administration (FDA) criou uma classificação para os fármacos, quanto aos seus efeitos durante a gestação. São cinco categorias A,B,C,D e X.

Categoria A

Estes medicamentos são considerados seguros durante a gestação, porque foram feitos estudos com gestantes e não ficou demonstrado risco do seu uso durante a gestação.

Categoria B

Estes medicamentos são seguros mas devem ser usados somente sob orientação e supervisão médica, pois foram feitos estudos que não demonstraram riscos, mas a apenas em animais.

Categoria C

Estes medicamentos devem ser usados apenas quando os benefícios superarem os possíveis riscos, isto porque são medicamentos que não foram estudados adequadamente em gestantes, ou foram estudados em animais e apresentaram riscos mas que os mesmos testes não foram feitos em gravidas.

Categoria D

São comumente contra-indicados na gestação, já que foram feitos estudos e ficou claramente demonstrado risco para o feto, mas podem ser usados se de fatos os benefícios superarem os riscos.

Categoria X

São totalmente contra-indicados na gestação, já que as pesquisas realizadas tanto em animais quanto em humanos mostraram claramente alterações fetais.

Durante a gravidez evite tomar medicações sem orientação médica, procure o seu médico de família ou obstetra para mais esclarecimentos.