Perguntar
Fechar

Grávida pode usar remédio para desentupir o nariz?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Sim, grávida pode usar remédio para desentupir o nariz, desde que sejam soluções salinas, como o Rinossoro ou o próprio soro fisiológico no nariz. Os descongestionantes nasais (Afrin, Sorine, Aturgyl) devem ser evitados na gravidez, pois não há estudos que demonstrem a segurança para o feto durante a gestação. Podem ser usados se os benefícios superarem os possíveis riscos, mas pelo menor período possível.

Mesmo fora do período da gestação o uso de descongestionantes por longos períodos é desestimulado por conta do efeito rebote, ou seja, eles podem piorar a congestão nasal levando a uma rinite medicamentosa, além disso podem provocar insônia, inquietação e taquicardia. Caso seja necessário utilizar um desses medicamentos para desentupir o nariz, a gestante não deve ultrapassar o limite de uso a cada 8 horas e utilizar o remédio durante no máximo 3 dias.

Já o Rinossoro e outras soluções salinas podem ser usadas à vontade durante a gestação. Antialérgicos como a Loratadina também são seguros na gestação.

Também pode ser do seu interesse: Quais remédios posso tomar na gravidez?

Existe algum remédio caseiro para desentupir o nariz na gravidez?

Sim, a lavagem nasal com soro é um bom remédio caseiro para desentupir o nariz durante a gravidez, pois não oferece nenhum risco à saúde da gestante e do bebê. A lavagem do nariz pode ser feita da seguinte forma:

  1. Dissolva uma colher rasa (café) de sal em 1 copo de água à temperatura ambiente ou utilize 1 copo de soro fisiológico;
  2. Coloque a solução em um bule;
  3. Introduza o bico do bule na narina entupida;
  4. Incline o tronco ligeiramente para frente e rode um pouco a cabeça para o lado do bule;
  5. Deixe a água entrar por uma narina e sair pela outra naturalmente, sem forçar o fluxo;
  6. Espere que toda a água saia da narina e não assoe o nariz depois da aplicação.

Leia também: Como desentupir o nariz?

Algumas outras medidas, como realização de atividade física e elevação da cabeceira do leito a 30 ou 45 graus, também são eficazes na melhora da obstrução nasal.

Antes de tomar qualquer medicamento a gestante deve primeiro falar com o seu médico obstetra ou médico de família. A automedicação na gravidez pode trazer sérios riscos à saúde da mãe e do bebê.