Perguntar
Fechar

Grávidas não podem abaixar para pegar algo que caiu?

Estou grávida de 7 meses e ouvi dizer que grávidas não podem abaixar para pegar algo que caiu porque pode amassar a cabeça do bebê, quero saber se abaixar incorretamente pode mesmo amassar a cabeça do bebê?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não é verdade. As orientações para a gestante em relação à barriga, são de cuidado com trauma direto, como pancadas ou quedas. Pode sim se abaixar, sempre com cuidado para não se machucar ou cair.

Uma das orientações para se abaixar de maneira adequada é: nunca se inclinar pra frente, estando ou não gestante. Mantenha a coluna ereta, apoiando o peso nas coxas, evitando assim a sobrecarga de peso na coluna. Além disso, tomar sempre cuidado com pisos escorregadios e sola de sapato muito fina.

A cabeça do bebê pode ser "amassada"?

Dificilmente. A cabeça do bebê está sempre bem protegida, existem vários planos de proteção que o organismo promove para a gravidez, naturalmente, até que chegue na cabeça do bebê.

Primeiro a estrutura pélvica da mulher, uma região bem estruturada, com ossos firmes e largos, diferente dos homens, inicia esse processo de proteção às estruturas pélvicas internas, como o útero.

Após os ossos da bacia, quando a mulher engravida, o seu organismo passa por diversas modificações físicas e hormonais, com o objetivo de aumentar essa proteção além de auxiliar durante a gestação, na nutrição e segurança do bebê.

O aumento do volume e espessura do útero, a formação da placenta e o líquido placentário, funcionam como amortecedores naturais para o feto. Por fim, as alterações hormonais possibilitam ao organismo, uma maior retenção de líquido, por isso os edemas são tão comuns na gestante, e acúmulo de gordura, conferindo uma fonte extra de energia, além de outra camada de proteção.

Portanto, para atingir a cabeça do bebê e chegar a causar deformidade ou "amassar" esse órgão, seria preciso acontecer um trauma muito intenso no abdômen.

A mulher pode e deve seguir sua rotina de vida de maneira responsável e saudável. Pode inclusive realizar atividades físicas, com devido acompanhamento e seguir as orientações adequadas oferecidas pelo programa de Pré-Natal.

O que a gestante pode ou não pode fazer?

Todas as atividades que a gestante tiver interesse em fazer, deve perguntar antes ao médico que a acompanha, ou à equipe de pré-natal. Entretanto, podemos sugerir em termos gerais o que ela deve ou não deve fazer durante a gestação.

Pode fazer

  • Atividades físicas, com profissional especializado nesta área,
  • Atividade sexual, desde que não cause desconforto à mulher,
  • Se alimentar mais vezes durante o dia e em menor quantidade,
  • Aplicar tonalizantes no cabelo a partir do segundo trimestre de gestação.

Não pode ou não deve fazer

  • Atividades físicas extenuantes,
  • Se automedicar,
  • Fumar,
  • Consumir bebidas alcoólicas,
  • Usar ducha higiênica,
  • Exposição à radiação,
  • Comer alimentos crus.

O esforço físico extenuante pode ocasionar aumento da temperatura corpórea e com isso aumenta o risco de danos ao bebê.

O uso de bebidas alcoólicas, apesar de polêmico e em alguns países haver liberação de certas doses, no Brasil, as sociedades e consensos contraindicam qualquer dose nesse período.

Leia também: Que alimentos e bebidas devem ser evitados durante a gravidez?

O que é o Pré-natal?

O pré-natal é um período de extrema importância para a evolução saudável de uma gestação. Durante o pré-natal a mulher é acompanhada por uma equipe multidisciplinar, que poderá oferecer todas as informações atuais e necessárias para cada tipo de mulher. Orientações quanto a rotina de consultas, vacinas nesse período, protocolos de exames na gestação e etc.

Acompanha as medidas de pressão arterial, açúcar no sangue e outros dados laboratoriais da mãe. Acompanha também, o desenvolvimento do bebê, se está dentro dos valores admitidos como normais, os batimentos cardíacos fetais e qualquer dúvida que possa surgir no período.

Assegurando assim uma gestação favorável e bem estar materno e fetal até o fim.

Mantenha acompanhamento regular com seu médico obstetra e siga rigorosamente as orientações do pré-natal.

Pode lhe interessar também: Barriga de grávida é dura ou mole?

.