A gravidez depois dos 40 anos é considerada uma gravidez de risco, portanto o maior cuidado deve ser seguir rigorosamente o pré-natal, visando a prevenção de complicações gestacionais, as mais comuns são: a hipertensão, obesidade, diabetes gestacional, aborto espontâneo e parto prematuro.
Cuidados na gravides aos 40 anos de idade
As medidas mais importantes para cuidar da gestação e prevenir as complicações nesta faixa etária são principalmente:
- Manter o acompanhamento pré-natal rigoroso, para avaliar constantemente a saúde materna e fetal;
- Alimentação adequada;
- Atividade física regularmente e com as devidas orientações médicas;
- Adotar estilo de vida saudável, além da alimentação saudável e atividade física, também é muito importante não consumir bebidas alcoólicas, não fumar, não usar substâncias ilícitas ou suplementos sem orientação médica;
- Evitar estresse e aborrecimento;
- Preferir roupas confortáveis e claras, especialmente em dias quentes;
- Fazer repouso com mais frequência, ou conforme orientação médica.
Devido à idade, é importante que a família ao decidir pela gestação, agende uma consulta médica prévia, aonde poderão esclarecer todas as dúvidas, seja sobre riscos aumentados para anomalias cromossômicas no bebê, por exemplo, a Síndrome de Down e riscos, e cuidados para saúde da mãe.
No entanto, desde que a mulher tenha boas condições de saúde e faça um acompanhamento pré-natal adequado, ela pode ter uma gestação tão boa quanto de uma mulher mais jovem. Isso porque já está comprovado que o pré-natal e as condições de saúde da grávida são os principais fatores determinantes para uma gravidez sem intercorrências, do que apenas a idade.
Portanto, antes de tentar engravidar, a mulher deve falar com o seu médico ginecologista, para receber todo o acompanhamento necessário.
Pode lhe interessar também: Que cuidados mulher com pressão alta deve ter durante a gravidez?