Há dois meses percebi um linfonodo aumentado no pescoço...

Há dois meses percebi um linfonodo aumentado na lateral do pescoço. Ele é móvel e alongado e deve ter 1 cm de comprimento. Fui a dois médicos que disseram ser reacional pelas características. Ele ainda não sumiu mas não aumentou. Devo continuar me preocupando? Tenho muitas crises de sinusite e tenho também feridinhas na cabeça.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A princípio não deve se preocupar.

De acordo com as características descritas, o linfonodo não apresenta sinais ou sintomas de preocupação. Os sintomas sugerem uma reatividade linfonodal, assim como os médicos que o avaliaram descreveram, típico da resposta imunológica do corpo, frente a uma agressão ou presença de micro-organismos.

As principais causas de aumento do linfonodo, são doenças sistêmicas, infecciosas, autoimunes e ou tumorais. Para cada tipo de doença, existem características clínicas, as quais o médico ao examinar, é capaz de diferenciar. Ou quando não é possível essa diferenciação apenas pela avaliação, visto que são inúmeras as causas de linfonodomegalia, podem ser solicitados exames complementares com essa finalidade.

A cadeia linfonodal encontrada no pescoço, é a cadeia ganglionar cervical, responsável pela drenagem do couro cabeludo, cavidade oral, laringe, faringe, e estruturas do pescoço. Portanto, na presença de uma afecção em qualquer uma dessas regiões, haverá o aumento de um gânglio (linfonodo) no pescoço, em resposta e defesa a esse problema.

Por exemplo, quadro de feridas no couro cabeludo (foliculite) e sinusites de repetição, como no seu caso, justificam o aumento dos linfonodos. Outras situações que podem causar esse aumento são: abscesso dentário, laringite ou faringite, otite e celulite de face.

Entretanto, no caso de aumento do gânglio, presença de sinais de infecção como dor, calor ou ferida local, febre, perda de peso ou algum sintoma novo, retorne imediatamente ao seu médico para uma reavaliação.

Quando me preocupar com linfonodo aumentado no pescoço?

Os sinais e sintomas de gravidade para linfonodo aumentado no pescoço, são principalmente:

  • Tamanho - acima de 2 cm;
  • Bordos irregulares ou mal definidos;
  • Nódulo indolor e endurecido;
  • Aderido aos planos mais profundos - observado pela dificuldade de mobilização do nódulo na palpação;
  • Sinais de infecção, calor local, dor na mobilização;
  • Aumento progressivo de tamanho;
  • Sintomas "B" associados (febre, perda de peso e sudorese noturna);
  • Permanência por mais de 4 semanas, sem causa definida.

Sendo assim, vale ressaltar que, na presença de qualquer novo sintoma, ou sintoma de gravidade como os citados acima, procure um médico da família, clínico geral, ou otorrinolaringologista para melhor avaliação e conduta, o mais breve possível.

Pode lhe interessar também: O que é linfonodomegalia e quais são as causas?