Perguntar
Fechar

Há risco de engravidar no intervalo do anticoncepcional?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O risco sempre existe, embora muito raro. A taxa de falha da medicação para mulheres que fazem uso corretamente do anticoncepcional, usando todos os dias em um mesmo horário, sem esquecer nenhum comprimido nos 21 dias da cartela, varia entre 4 a 6% apenas.

As medicações em que está recomendado esse intervalo entre as cartelas, confere a segurança para a mulher, mesmo no período do intervalo, porque o anticoncepcional age mantendo uma concentração dos hormônios no sangue estáveis, impedindo o pico hormonal necessário para o amadurecimento do óvulo e ovulação, o que impossibilita a fecundação e consequentemente a gravidez.

Lembrando que em algumas situações, como episódios de vômitos e ou diarreia e o uso de certos medicamentos, podem alterar a eficácia dos anticoncepcionais. Deve ficar atento e informar ao médico o uso de qualquer medicação regular.

Nos casos de dúvidas em relação a ciclo menstrual ou uso de anticoncepcionais, o médico ginecologista é o especialista e deve esclarecer e orientar no que for necessário.

Pode lhe interessar também: