Perguntar
Fechar

Hálux valgo tem cura? Qual o tratamento?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A única forma de curar definitivamente o hálux valgo, popularmente conhecido como "joanete", é através de cirurgia. Outras formas de tratamento, que incluem uso de espaçadores para melhorar o posicionamento dos dedos, protetores de calos e palmilhas, ajudam a aliviar a dor, mas não são capazes de corrigir a deformidade.

Se o hálux valgo for detectado logo no início, é possível prevenir a sua evolução substituindo os calçados de salto alto e bico fino por outros mais confortáveis e adequados. O paciente também é orientado a ficar descalço e usar chinelos sempre que possível, principalmente para aliviar as dores. Contudo, se a deformidade já estiver muito evoluída e dolorosa, o tratamento cirúrgico é a única maneira de acabar de vez com o problema.

A cirurgia para corrigir o hálux valgo é realizada por meio de técnicas minimamente invasivas, com anestesia local e sedação. Primeiro, o médico faz pequenos furos com cerca de 3 mm no local. Depois, ele introduz uma broca de dentista modificada nos orifícios e corrige as deformidades com o instrumento.

Não é preciso usar gesso no pós-operatório, apenas fitas adesivas, faixas e calçados adequados. O paciente recebe alta no mesmo dia e pode sair do hospital andando, com carga parcial sobre o pé operado.

Vale lembrar que o tratamento cirúrgico do hálux valgo normalmente só é indicado quando a deformidade causa dor. Fazer a cirurgia apenas para fins estéticos não é indicado.

O tratamento do hálux valgo é da responsabilidade do médico ortopedista, especialista em tornozelo e pé.

Mais sobre o assunto em: O que é hálux valgo e quais os sintomas?