Hanseníase tem cura? Pode voltar depois do tratamento?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Hanseníase tem cura. O tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ele é fundamental para curar o/a doente, evitar a transmissão da doença e controlar a endemia contribuindo para a eliminação da hanseníase.

Após o diagnóstico da doença e a classificação de acordo com o tipo, a pessoa com hanseníase inicia o tratamento com medicamentos específicos tomados diariamente e mensalmente com a supervisão da equipe de saúde. A depender o tipo da hanseníase, o tratamento pode durar entre 6 a 12 meses.

A hanseníase pode voltar após o tratamento, principalmente nos casos em que a medicação não foi tomada corretamente pelo tempo necessário. Nesses casos de recidiva (retorno da doença), a pessoa deve ser reexaminada e um novo tratamento é iniciado.

Por ser uma doença com tratamento prolongado, muitas pessoas desistem do tratamento ao longo do caminho e não completam até o final. Isso faz com que a doença não seja curada apropriadamente, o que é detectado com presença de incapacidades físicas.

Na presença de alguns dos sintomas citados em O que é hanseniase e quais os sintomas?, procure uma Unidade de Saúde do SUS para uma consulta e avaliação adequada. E, em caso de confirmado o diagnóstico da hanseníase, inicie o tratamento o mais breve possível e complete-o até o final.