Hemoglobina na urina (hemoglobinúria) pode ser consequência potencialmente grave de diversas condições. Contudo, as causas mais frequentes de hemoglobina positiva na urina são pouco graves e tratáveis, como infecção urinária e cálculos renais.
O que significa hemoglobina na urina?
A hemoglobina é um pigmento presente nas hemácias (glóbulos vermelhas), células que constituem o sangue. Em algumas doenças, pode ocorrer a passagem da hemoglobina para a urina.
A presença de hemácias na urina (hematúria) pode ser a causa da hemoglobinúria, essa situação ocorre principalmente em quadros de:
- Infecção urinária (cistite, pielonefrite),
- Prostatites ou hiperplasia da próstata,
- Cálculos renais,
- Cistos renais,
- Distúrbios glomerulares,
- Tumores do trato urinário.
No entanto, é possível também haver situações em que há hemoglobina na urina sem a presença de hemácias, ou seja, uma hemoglobinúria sem hematúria.
Essa situação acontece quando alguma condição leva a um processo excessivo de hemólise, ou seja, ruptura das hemácias do sangue, algo que ocorre em doenças e condições como: a malária, hemoglobinúria paroxística noturna, queimaduras, vasculites e reações a transfusão sanguínea.
Como entender a hemoglobina no exame de urina?
O principal sinal de hemoglobinúria é a alteração na coloração da urina, que se torna avermelhada, mas também é possível que a hemoglobinúria não cause nenhuma mudança na cor na urina, quando isso ocorre só é possível o diagnóstico através de um exame de urina.
O exame de urina tipo 1, ou EAS, pode detectar esse pigmento na urina, mesmo que a pessoa não esteja a apresentar nenhum sintoma.
No exame de urina a presença da hemoglobina geralmente é descrita com cruzes (+), quanto mais cruzes maior a quantidade de hemoglobina na urina. Quando há uma quantidade muito pequena pode aparecer descrito o termo "traços de hemoglobina".
Outras causas de hemoglobinúria
Há outras possíveis causas de hemoglobinúria, que são várias e estão listadas a seguir:
- Glomerulonefrite aguda;
- Queimaduras extensas;
- Malária;
- Doenças hematológicas, como hemoglobinúria paroxística noturna, em que a hemoglobinúria ocorre à noite; púrpura trombocitopênica trombótica (TTP); anemia falciforme;
- Síndrome hemolítico-urêmica, doença infecciosa causada por um tipo de bactéria Escherichia coli;
- Pielonefrite;
- Reação transfusional;
- Tuberculose do trato urinário;
- Envenenamento por chumbo.
O tratamento da hemoglobinúria irá depender da sua causa, podendo ser necessária uma avaliação de urgência, além disso, dependendo da gravidade e da causa da hemoglobinúria, pode ser necessária internação hospitalar.
Também pode lhe interessar:
Hemácias altas na urina: o que pode ser e como tratar?
Nitrito na urina: O que isso significa?
Corpos cetônicos positivo no exame de urina: O isso significa?