Hérnia umbilical é perigoso?

“Eu tenho uma hérnia umbilical que algumas vezes fica para fora. Ainda não fui no médico porque não tem me causado problemas. Preciso ir? Hérnia umbilical é perigoso?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

Dr.ª Janessa Oliveira
Não tem agenda disponível
Buscar Gastroenterologista perto de você

A hérnia umbilical só é perigosa pelo risco de estrangulamento do intestino, mas essa é uma condição relativamente rara.

Quando acontece, a pessoa que tem a hérnia pode notar que alguma coisa está errada devido a:

  • Prisão de ventre não habitual;
  • Dor na barriga, que fica cada vez mais intensa;
  • Náuseas e vômito.

Uma hérnia estrangulada é uma situação de urgência, que precisa ser tratada com cirurgia. Por isso, se suspeitar que pode ter uma hérnia umbilical estrangulada, deve ir imediatamente ao hospital.

No caso dos bebês, a hérnia umbilical raramente precisa de tratamento, já que não causa complicações e tende a desaparecer com o crescimento. Porém, caso seja necessário, o tratamento deve ser feito com cirurgia depois dos 2 anos.

Se acha que tem uma hérnia umbilical, o ideal é que consulte um gastroenterologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

0% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Gastroenterologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Ter "mama densa" é perigoso?

Entenda o que significa ter "mama densa" no resultado da mamografia e se pode ser um sinal de câncer ou alguma outra condição perigosa. Veja também qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Furúnculo é perigoso?

O furúnculo geralmente não é perigoso. Mas existem alguns casos em que pode causar uma infecção no coração. Entenda quando o furúnculo tem maiores chances e causar complicações, quando pode ser perigoso e qual médico consultar para fazer o tratamento adequado.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Útero inflamado é perigoso?

A inflamação no útero pode ser perigosa, dependendo da sua causa e localização. Entenda melhor de o útero inflamado é perigoso.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Decongex Plus é perigoso?

O Decongex Plus é um medicamento de venda livre e, por isso, é considerado seguro. No entanto, existem casos em que é necessário ter cuidado com o uso do medicamento. Entenda melhor quando evitar tomar o Decongex Plus e qual médico consultar em caso de dúvida.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Pressão 14x10 é perigoso?

A pressão 14x10 pode ser perigosa quando não é uma medida isolada. Saiba o que fazer quando a pressão se mantém acima de 14x9 e quais os riscos associados.

Foto do autor do artigo Dr. Andre Feldman
Dr. Andre Feldman

Pressão 15x10 é perigoso?

A pressão 15x10 é considerada alta, mas nem sempre é perigosa, podendo surgir naturalmente devido a situações de estresse. Entenda quando a pressão 15x10 é preocupante e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Cirurgia de hérnia umbilical: como é feita e recuperação

Cirurgia de hérnia umbilical: como é feita e recuperação

A cirurgia da hérnia umbilical é simples e pode ser feita com anestesia raquidiana ou geral e é necessário que a pessoa permaneça 1 a 2 dias no hospital para que se recupere mais rapidamente. Entenda como é feita a cirurgia para hérnia umbilical, como é a recuperação e como facilitar a cicatrização.

Imagem ilustrativa do artigo Hérnia inguinal: sintomas, causas, cirurgia e recuperação

Hérnia inguinal: sintomas, causas, cirurgia e recuperação

A hérnia inguinal é um tipo de hérnia que surge na região da virilha, podendo causar sintomas, como inchaço, dor ou desconforto e sensação de peso ou queimação na região inguinal. Confira outros sintomas de hérnia inguinal, causas e como deve ser o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Hérnia umbilical: o que é, sintomas, causas e tratamento

Hérnia umbilical: o que é, sintomas, causas e tratamento

A hérnia umbilical é uma saliência que aparece na região do umbigo que é mais frequente em crianças e que causa dor e desconforto principalmente ao forçar os músculos da região abdominal. Saiba como identificar os sintomas de hérnia no umbigo, como é feito o diagnóstico e como é o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Hérnia escrotal: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Hérnia escrotal: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

A hérnia escrotal corresponde a uma consequência da hérnia inguinal, em que a protuberância vista na virilha chega até o escroto, causando dor e inchaço. Conheça outros sintomas, como é feito o diagnóstico e o tratamento da hérnia escrotal.

Imagem ilustrativa do artigo Testículo inchado: 9 principais causas (e o que fazer)

Testículo inchado: 9 principais causas (e o que fazer)

O inchaço no testículo pode ser causado por hérnia inguinal, torção do testículo, varicocele, epididimite ou até câncer de testículo, devendo ser avaliado pelo urologista que pode indicar o tratamento mais adequado. Veja as principais causas de testículo inchado e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Hérnia: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Hérnia: o que é, tipos, sintomas e tratamento

A hérnia é uma saliência de algum órgão interno que pode aparecer em diversos locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna, por exemplo. Conheça mais sobre a hérnia, sintomas, tipos e como é o tratamento.

Imagem ilustrativa do artigo Hérnia umbilical no bebê: o que é, causas e tratamento

Hérnia umbilical no bebê: o que é, causas e tratamento

A hérnia umbilical no bebê normalmente não representa risco para a criança, desaparecendo entre os 3 e 5 anos. No entanto, quando surgem sintomas como dor, inchaço excessivo ou vômitos, é importante levar a criança ao pediatra para que sejam feitos exames e iniciado o tratamento. Veja mais sobre a hérnia umbilical.

Imagem ilustrativa do artigo Hérnia abdominal: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Hérnia abdominal: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

A hérnia abdominal é uma saliência ou um caroço na região da barriga, que surge acima do umbigo, dentro do umbigo ou na virilha, quando se faz esforço físico, podendo também causar dor, inchaço ou vermelhidão local. Entenda melhor o que é a hérnia abdominal, sintomas, causas, tipos e como é feito o tratamento.