Perguntar
Fechar

Insuficiência adrenal

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

A insuficiência adrenal é uma doença que se caracteriza pela baixa produção dos hormônios produzidos na glândula adrenal. Esta baixa produção origina diversos problemas no organismo, como a pressão baixa, cansaço excessivo, fraqueza e dores abdominais constantes.

A doença pode ser classificada em primária ou secundária, de acordo com a sua origem e aguda ou crônica, dependendo do tempo de doença. A forma aguda, ou crise renal, é a forma mais grave e com risco de complicações e morte.

O que é a adrenal (ou suprarrenal)?

A adrenal, ou suprarrenal, é uma pequena glândula localizada em cima dos rins, responsável por produzir os hormônios cortisol, aldosterona, catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), além de hormônios androgênios.

Quais as causas de insuficiência adrenal?

Doenças genéticas, autoimunes (adrenalite autoimune), infecções, AIDS, tumores, traumatismo ou uso prolongado de corticoides, são as principais causas da doença.

Aquelas que interferem diretamente na glândula, como a adrenalite autoimune, desenvolvem a Insuficiência adrenal primária, enquanto as situações externas, como, por exemplo, o uso de prolongado de corticoides, doenças na hipófise ou hipotálamo, a insuficiência adrenal secundária.

Em crianças, a principal causa é a hiperplasia adrenal congênita, uma doença genética. Nos adultos, as causas mais frequentes são a adrenalite autoimune, a tuberculose e a infecção fúngica, paracoccidioidomicose.

Como diferenciar a insuficiência adrenal primária da secundária?

A única forma de diferenciar a insuficiência adrenal primária da secundária, é através da dosagem do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) no sangue, visto que os sintomas são bem parecidos.

Na insuficiência primária o problema está na glândula adrenal, por isso os níveis hormonais de ACTH está normal ou alto, na tentativa de estimular mais a sua função. Na insuficiência secundária, o hormônio encontra-se baixo, por ser um problema fora da glândula, por exemplo, uma doneça na hipófise ou no hipotálamo.

Essa diferenciação é fundamental para definir o tratamento correto.

Sintomas de insuficiência adrenal

Os sinais e sintomas da insuficiência adrenal são geralmente leves e inespecíficos, como:

  • Cansaço, mesmo ao realizar tarefas simples,
  • Fraqueza,
  • Emagrecimento,
  • Náuseas, vômitos,
  • Dores abdominais,
  • Pressão baixa,
  • Glicose baixa,
  • Hiperpigmentação (escurecimento da pele em regiões expostas como rosto, dobras e mucosas),
  • Vontade de comer comida salgada além do normal e
  • Sinais de desidratação (boca seca, muita seca e menor volume de xixi).

Sintomas menos comuns mas que podem ocorrer pela menor produção de hormônios androgenios são a perda do desejo sexual e crescimento de pelos no corpo, principalmente nas mulheres.

addison
Mancha escura na axila na insuficiência adrenal primária.

Os sintomas da insuficiência adrenal geralmente começam a se manifestar gradualmente. Casos crônicos ou graves de insuficiência adrenal podem causar ainda, dores musculares e articulares, depressão, delírios, perda de memória e psicose.

Entretanto, em situações de estresse, doenças infecciosas, traumatismos e procedimentos cirúrgicos, a doença pode evoluir compiora dos sintomas e com a forma aguda, conhecida por crise adrenal.

O que é crise adrenal?

Chamamos de crise adrenal uma situação grave de insuficiência adrenal que pode ser precipitada por uma infecção, um trauma ou resposta a um procedimento cirúrgico. Nesse caso os sintomas de agravam rapidamente, levando ao risco de morte se não for rapidamente tratado.

Os sintomas da crise suprarrenal aguda são:

  • Febre alta
  • Dor muito forte na barriga
  • Queda da pressão arterial
  • Delírio ou Confusão mental

O tratamento da crise adrenal é uma emergência médica, que deve ser iniciado imediatamente com internação, reposição de cortisol e hidratação venosa.

O que é Doença de Addison?

A insuficiência adrenal primária, também conhecida como Doença de Addison, se caracteriza pelos baixos níveis de cortisol e altos níveis de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) no sangue.

A causa ainda não foi definida, mas parece ter um mecanismo autoimune, de destruição das células suprarrenais, impedindo a produção adequada dos seus hormônios.

O tratamento se baseia na reposição de cortisol e quando preciso, da aldosterona, através da fludrocortisona. Além disso, tratar outros sintomas que possam existir, como o excesso de pelos, fraqueza, depressão e ansiedade.

O endocrinologista é o médico responsável por acompanhar o tratamento e evolução dos casos de insuficiência adrenal.

Pode lhe interessar também o que pode causar o aumento excessivo do cortisol: O que é síndrome de Cushing e quais os sintomas?

Referências:

  • Saverino, S.; Faloni, A. Autoimmune Addison's disease. Best Practice & Research Clinical Endocrinology & Metabolism, 2020.
  • Antonelli, A.: Shoenfeld, Y. Autoimmunity and the endocrine system: Adrenal, Graves' disease, immune checkpoint, 2020.