Perguntar
Fechar

Insuficiência de vitamina D: Quais os sintomas e complicações?

Os sintomas da insuficiência de vitamina D podem incluir cansaço, fraqueza muscular e dores crônicas. Nas crianças, a falta de vitamina D pode causar atraso no crescimento e raquitismo, uma doença que provoca deformidades ósseas. Nos adultos provoca osteomalácia. Ambas as doenças também deixam os ossos mais moles, frágeis e quebradiços.

Embora a insuficiência de vitamina D não manifeste sinais e sintomas em alguns casos, ela não deixa de trazer consequências.

Uma vez que essa vitamina atua na absorção de cálcio e na sua fixação no esqueleto, a sua deficiência pode reduzir a concentração sanguínea de cálcio e fósforo. Logo, os ossos tornam-se mais fracos e o risco de fraturas aumenta.

Complicações

A deficiência de vitamina D pode causar ainda osteoporose, hipertensão arterial, queda da imunidade e aumento dos riscos de infarto, AVC (derrame), infecções, câncer, diabetes tipo 1, esclerose múltipla, lúpus, doença inflamatória intestinal, inflamação no cérebro e artrite reumatoide.

Leia também: Quais os sintomas ou doenças causadas pela falta de vitamina D?

Outra função da vitamina D é participar no controle das contrações musculares, inclusive do músculo do coração. A carência do nutriente também provoca um acúmulo de cálcio no interior artérias, daí o risco da pessoa sofrer um infarto ou um "derrame".

Prevenção

Para evitar todas os complicações decorrentes da insuficiência de vitamina D, é essencial verificar os níveis dessa vitamina frequentemente por meio de exames de sangue.

A verificação periódica dos níveis de vitamina D é indicada sobretudo para pessoas que fazem parte dos grupos de risco, o que inclui idosos, pacientes com doenças crônicas, diabetes, doença renal crônica e obesidade, grávidas e obesos e idosos.

Pacientes que fazem uso prolongado de glicocorticoides ou que tenham sofrido uma fratura devido a um trauma leve, também devem verificar se não têm insuficiência de vitamina D.

Tanto a falta como o excesso de vitamina D acarretam problemas para a saúde e precisam de tratamento com acompanhamento médico, de preferência feito por um endocrinologista.

Saiba mais em:

Para que serve a vitamina D?

Falta de vitamina D na gravidez: o que pode causar e o que fazer?