Perguntar
Fechar

Insuficiência hepática tem cura? Quais as possíveis complicações?

As chances de cura e bom prognóstico da insuficiência hepática dependem sobretudo da sua causa e da idade da pessoa. No caso das falências hepáticas causadas por hepatite A ou pelo uso de paracetamol, cerca de metade dos pacientes vão a óbito, o que é considerado um bom prognóstico. Já os casos de insuficiência hepática causadas por outros vírus e medicamentos normalmente têm um prognóstico pior.

O acúmulo de líquido no cérebro (edema cerebral) e a falência múltipla de órgãos são as principais causas de morte nos casos de insuficiência hepática.

Edema cerebral

O edema cerebral provoca um aumento da pressão no interior do crânio, causando ainda aumento da pressão arterial e enrijecimento dos músculos.

Com a evolução do quadro, observam-se mudanças posturais, dilatação das pupilas, que ficam pouco reativas à luz, dor de cabeça, vômitos, inchaço, entre outros sinais e sintomas.

Falência múltipla de órgãos e sistemas

Uma vez instalada a falência múltipla de órgãos, outros sinais e sintomas começam a surgir, como pressão arterial baixa, dilatação dos vasos sanguíneos, edema pulmonar, lesão renal e formação de coágulos disseminados dentro dos vasos sanguíneos.

Outras complicações

A hopoglicemia, que caracteriza-se pela baixa concentração de açúcar (glicose) no sangue, pode estar presente numa quantidade significativa de casos de insuficiência hepática.

Pode estar relacionada com a pouca produção de glicose hepática, alteração do metabolismo da gordura no fígado ou ainda a um aumento da concentração de insulina na circulação devido à doenças graves do fígado.

As hemorragias mais frequentes ocorrem na porção superior do tubo digestivo.

Grande parte dos casos de insuficiência hepática acompanham quadros de infecções, muitas vezes decorrentes de procedimentos médicos invasivos que podem servir de porta de entrada para bactérias.

A insuficiência renal é outra complicação comum da insuficiência hepática.

O diagnóstico e tratamento da insuficiência hepática é da responsabilidade do médico hepatologista e cirurgião de transplante hepático.

Saiba mais em:

Qual é o tratamento para insuficiência hepática?

Quais os sintomas da insuficiência hepática?

O que pode causar insuficiência hepática?