Perguntar
Fechar

Labirintite ataca quando estou nervosa?

Tenho síndrome vestibular periférica a esquerda, já fiz vários exames de imagem, sangue e outros para vê se descobrem o que tenho, mas nada além da labirintite. Semana passada fiz uma tc do cranio, fiquei muito nervosa e desde então estou sentido todos os dias tontura, e as vezes tremor no corpo. Gostaria de saber se a labirintite ataca quando estamos mais nervosas e quanto tempo pode durar essas crises?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Sim. Situações de nervosismo podem precipitar crises de labirintite, mas de forma indireta. Os distúrbios de humor alteram o organismo como um todo, principalmente pelo aumento da produção e liberação de hormônios estimulantes na corrente sanguínea. Os principais hormônios que participam dessas alterações são a adrenalina e a cortisona, levando ao aumento da pressão arterial e aumento nos níveis de açúcar.

A Labirintite é uma doença pouco comum, embora bastante conhecida, e por isso é importante que seja confirmado esse diagnóstico para adequada opção de tratamento.

Saiba mais sobre esse assunto no link: O que é Labirintite e quais seus sintomas?

Quanto ao tempo, não é possível especificar, porque uma crise de labirintite, dependendo da causa, pode durar poucos minutos, horas, dias, meses ou até anos, nos casos mais crônicos. Portanto só o médico após sua avaliação, poderá estimar o tempo que levará para sua melhora definitiva.

Causas de labirintite

Dentre as causas mais comuns de labirintite, podemos citar: a idade avançada, infecção, distúrbios endocrinológicos e metabólicos, diabetes descompensado, fístulas, neurite vestibular e tumores.

Tratamento de labirintite

O tratamento será baseado na causa do problema. Existem tratamentos medicamentosos, fisioterápicos, posicionais e cirúrgico, em raros casos.

Os médicos especialistas nesses casos são o otorrinolaringologista e o neurologista.

Pode lhe interessar também: Labirintite tem cura? Qual é o tratamento?