Perguntar
Fechar

Maconha pode fazer bem à saúde?

O uso da maconha tem sido estudado como auxiliar do tratamento de alguns problemas de saúde, porém a indicação do seu uso para tratamentos ainda é tema de muitas discussões e estudos, permanecendo como droga ilícita no Brasil e na maioria dos países.

O uso da maconha com fins terapêuticos tem sido bastante estudado como no tratamento de dores neuropáticas crônicas em pacientes com HIV positivo, no alívio de enjoos, como sedativo, no glaucoma, na redução da ansiedade e melhora do humor.

A maconha ou cannabis é uma planta da qual podem ser extraídas cerca de 400 substâncias químicas, dentre elas, o tetrahidrocanabinol (THC), que é o principal responsável pelos seus efeitos psicoativos.

O seu uso eventual pode levar à deficiências nos processos de aprendizagem e memória e nas atividades psicomotoras que necessitam de coordenação e atenção. Quando usada de forma crônica, a maconha pode piorar os distúrbios psiquiátricos como a esquizofrenia, causar problemas respiratórios e prejuízo das atividades diárias como trabalho e estudo.

Saiba mais em: Quais são os efeitos da maconha?