Mamografia: em qual idade começar a fazer?

Entre os vários tipos de câncer de mama o carcinoma de mama é o tipo mais comum de neoplasia da mama, seu diagnóstico assim como o diagnóstico precoce dos outros tipos de cânceres de mama pode ser alcançado pela realização do exame chamado mamografia. A orientação geral é começar a fazer o exame preventivamente a partir dos 40 anos de idade com intervalo de 1 a 2 anos para mulheres sem história familiar de câncer de mama; caso haja algum caso na família (avó, mãe, tia ou irmã) a mamografia deve ser realizada a partir dos 35 anos anualmente.

Alguns ginecologistas (ou mastologistas - subespecialidade da ginecologia) costumam orientar suas pacientes a iniciar 5 anos antes ao descrito acima. A critério médico a mamografia pode ser solicitada a qualquer momento, principalmente quando existe alguma suspeita (presença de nódulos ou outras queixas que possam levar o médico a suspeitar de um tumor na mama).

O Ministério da Saúde garante a gratuidade do exame de mamografia a todas as mulheres com mais de 40 anos. Existem muitas clínicas credenciadas pelo SUS, a paciente, geralmente, precisa ter uma requisição de exame médico da rede de saúde pública. O exame também pode ser feito particular ou por intermédio de convênio médico (plano de saúde)