Perguntar
Fechar

Mancha escura no pescoço é diabetes?

Sim, mancha escura no pescoço pode ser sinal de diabetes tipo 2. As manchas são escuras, aveludadas e endurecidas, podendo também aparecer na virilha e nas axilas.

O surgimento de manchas escuras na pele em pessoas com diabetes tipo 2 está relacionado com a alteração do metabolismo da insulina. Como resultado, as áreas de dobra da pele ficam escuras e endurecidas.

A melhor forma de remover essas manchas é tratar a doença que está associada a elas, nesse o diabetes. O uso de alguns tipos de medicações também pode favorecer o aparecimento dessas manchas, como hormônio de crescimento e anticoncepcionais hormonais.

O tratamento das manchas escuras no pescoço ou em outras partes do corpo decorrentes do diabetes deve sempre incidir sobre a doença de base e não sobre as manchas.

O uso de produtos dermatológicos como pomadas, loções e cremes suaviza o aspecto escuro das manchas, mas não é capaz de removê-las. Além disso, uma vez que esse escurecimento da pele é um sinal de doença, é importante tratar a sua causa, não apenas para fins estéticos, mas também de saúde.

O tratamento do diabetes é da responsabilidade do médico endocrinologista.

Saiba mais em:

Manchas escuras na pele: o que pode ser?

Existe alguma forma de clarear manchas escuras na pele?

Manchas escuras nos olhos: o que pode ser?